Acontece no UNASP

Música e exposição marcam “Dia D” no Unasp-SP

No Dia D os alunos são os maiores beneficiados, porque fixam na memória o que aprenderam na sala de aula ao explicarem o conteúdo de forma prática para outras pessoas Todos os anos o Unasp São Paulo realiza o “Dia D”, onde os alunos do Colégio Unasp (Educação Básica) podem demonstrar um pouco do que […]

Texto: Aira Annoroso

No Dia D os alunos são os maiores beneficiados, porque fixam na memória o que aprenderam na sala de aula ao explicarem o conteúdo de forma prática para outras pessoas

Alunas do Ensino Médio do Colégio Unasp demonstrando o que aprenderam nas aulas de Química.

Todos os anos o Unasp São Paulo realiza o “Dia D”, onde os alunos do Colégio Unasp (Educação Básica) podem demonstrar um pouco do que aprenderam durante os últimos meses. Neste ano de 2019, não foi diferente, haja vista que o último domingo (06) foi marcado por muito conhecimento através dos alunos. Além disso, a Academia Adventista de Arte (Acarte), o Unasp Language Center, o Pilates e o curso Técnico em Informática também puderam expor seus trabalhos como forma de incentivo aos cursos e atividades extracurriculares.

Segundo a aluna do Ensino Médio, Maria Isabelly Vieira, o Dia D é muito esperado por ela e pelos colegas. “Eu acho que o Dia D é uma forma que as pessoas de fora têm de conhecer um pouco mais do que a gente estuda, e também de nós fixarmos na mente o que aprendemos ao expor as explicações para as pessoas”, afirma.

Alunas do Ensino Médio do Colégio Unasp explicando para visitante a relação e a importância da Matemática para a Astronomia, no Dia D.

Em contrapartida, o professor de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Rami Oliveira – acredita que esse é um momento importante para que os alunos coloquem tudo em prática o que aprenderam durante o primeiro, segundo e terceiro bimestre. “Na sala de aula, eles aprendem a parte teórica, mas é aqui no Dia D que eles colocam a mão na massa”, completa. O professor também defende a ideia de que o Dia D mostra muito a capacidade da instituição através do trabalho que os professores desenvolveram com os alunos para que eles tivessem um aprendizado completo.

O casal Robson Gonçalves e Luciane Gonçalves são pais de aluna do Colégio Unasp e participam do Dia D todos os anos. “Minha filha está no 3° ano do Ensino Médio e faz o curso Técnico em Informática também. Agora ela está produzindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e nós ficamos muito ansiosos e empolgados após a exposição porque queremos ver todo o desenvolvimento desse projeto no futuro”, conta Robson.

MUSICAL

Alunos do Ensino Fundamental I apresentando o musical sobre a criação do mundo, sob regência da professora Rejane Dias.

Os alunos do Ensino Fundamental I apresentaram um musical sobre a criação do mundo no Dia D, mostrando os frutos do desenvolvimento deles nas aulas de canto coral, sob coordenação da professora e regente Rejane Dias. “O preparo vocal com as crianças teve início em março, através de ensaios semanais. Um mês antes do programa foram iniciados os ensaios coreográficos. A banda recebeu os arranjos 15 dias antes do evento e participou dos ensaios gerais que foram feitos na quinta-feira que antecedeu o programa”, conta a regente.

Para Rejane, o canto coral é fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que possibilita o aprendizado de percepções musicais como ritmo, melodia, estilos musicais e afinação. “Possibilita também o desenvolvimento de aspectos cognitivos como atenção, memória, linguagem oral, controle inibitório, planejamento de ação, o desenvolvimento de aspectos sociais como consciência coletiva e disciplina”, completa.

O Unasp-SP valoriza a arte, principalmente a música, e acredita que ela é essencial para o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos, por essa razão o incentivo para a mesma é estimulado desde a tenra idade.

Veja mais