Mudanças na lei levam contadores a se atualizarem

Profissão e Mercado

Escrito por

Glória Barreto

Publicado em

13 set 2018

Na tarde de quarta-feira, 11 de setembro, o Unasp Hortolândia sediou o encontro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).  O evento contou com a presença de mais de 85 pessoas entre eles: contadores, auditores, peritos e estudantes do Unasp, que vieram saber mais sobre. Um tema de suma importância para atualidade, visto que o governo tem dado prazos para que empresas se adaptem as novas exigências referentes a automatização do sistema.

 

Unasp Ht sedia evento do Conselho Regional de Contabilidade.

Novas exigências

A contabilidade está mudando seu formato, se tornando integrada e digital, fazendo com que as informações trabalhistas, previdenciárias e contábeis sejam automatizadas.

Dentre as alterações está a automação dos procedimentos. O governo tem avançado a passos largos na proposta de integrar a contabilidade das empresas, tornar robusta a prestação de contas para o fisco e o cruzamento das informações dos setores econômicos.

Alguns exemplos são, a Nota fiscal Eletrônica, o eSocial (que é a folha de pagamento automatizada) e o EFD Reinf. Eles alteram significativamente a forma como as empresas prestam contas ao fisco. Com o eSocial, a EFD Reinf vem com o objetivo de substituir diversas obrigações acessórias dos contribuintes e empregadores, tais como DIRF, GFIP, RAIS e CAGED.

Essas modificações são obrigatórias e o governo tem previsto datas para que empresas se adaptem as novas regras. Para as empresas com faturamento menor que 78 milhões (base 2016) o prazo é 1º de novembro deste ano. Por isso, o curso realizado no Unasp Hortolândia pelo CRC, é tão significativo para os profissionais da área.

Participação do Unasp

De acordo com os organizadores do evento, já faz algum tempo que a parceria entre Unasp Ht e CRC, redirecionaram os eventos e palestras para que sejam realizados no campus. O que é uma vantagem para os contadores da região que são bem recebidos e para os alunos que podem participar destes eventos. “Nós sempre abrimos algumas vagas para alunos, assim, além de horas complementares, eles têm contato com aspectos práticos e atualizados da área, observando dúvidas reais e ao mesmo tempo, podem conversar e conhecer profissionais que já atuam no mercado”, destacou Edilei de Lames, coordenador do curso de Ciências Contábeis do Unasp HT.

O palestrante convidado, foi José de Mattos, que além de profissional da contabilidade, é pós-graduado em Contabilidade Avançada e Administração Financeira, e atua como  professor universitário e instrutor do CRC SP e do SINDCONT-SP.