Mostra apresenta projetos do Unasp Engenheiro Coelho desenvolvidos na comunidade

Impacto Social

Escrito por

Analía Roa Monsalve

Publicado em

11 nov 2019

Crédito imagens

Analía Roa Monsalve

Tags:

Projetos de extensão são desenvolvidos pelo Unasp nas cidades de Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Conchal, Limeira, Cosmópolis, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.

Fazer o bem, sem olhar a quem! Mais que um ditado popular é a realidade de inúmeros universitários voluntários que doam horas de serviço em favor de pessoas carentes de cidades vizinhas ao Centro Universitário Adventista de São Paulo em Engenheiro Coelho (SP). Dezessete ações em prol da comunidade, desenvolvidas com a participação de estudantes, foram apresentadas na VI Mostra de Extensão Universitária durante a 21ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica.

Os projetos da Extensão Universitária têm o objetivo de colocar em prática o aprendido na sala de aula, assim como também dar assistência social à comunidade, sendo norteados pela missão institucional e com os princípios de “Educar e Servir”. Os projetos desenvolvidos pelo Unasp encurtam as distâncias com ações sociais que auxiliam na transformação da realidade de pessoas desconhecidas, como destaca a coordenado de pesquisa e extensão da instituição, doutora Lanny Soares. “A atuação direta do produzido na universidade na comunidade faz toda a diferença”, relata.

LEIA TAMBÉM
Universitária de Arquitetura do Unasp ganha prêmio internacional

Projetos
Durante a IV Mostra de Extensão Universitária foram apresentados 17 projetos organizados pelos cursos de graduação e pastoral universitária. Entre eles está a Horta Urbana, que oferece a possibilidade de criação de hortas nas residências de pessoas carentes ou instituições beneficentes, visando combater a fome, desnutrição, além de fomentar bons hábitos alimentares.

Para a universitária Vanessa Da Silva Costa participar da Horta Urbana é uma oportunidade para aprender na prática a profissão, além de colaborar com o próximo. “Para mim é importante estar em contato com a terra porque assim eu consigo fazer o diagnóstico das plantas, ver o que ela precisa ou não e dessa maneira eu consigo me desenvolver”, revela.

A Feira Vida e Saúde é outro projeto desenvolvido como extensão universitária pelo Unasp. A iniciativa oferece orientação médica com a base nos 8 remédios naturais (Água, ar puro, luz solar, repouso, alimentação balanceada, exercícios físicos, equilíbrio e confiança em Deus). Para a universitária de psicologia, Giovanna Thompson, participar desse projeto amplia seu potencial acadêmico. “A minha vida profissional vai estar baseada em pessoas e quando eu estou nas feiras de saúde tenho a oportunidade de lidar com pessoas diferentes, que são de universos diferentes, com distintos problemas e alegrias e assim eu aprendo a ser mais flexível”, relata.

Além da Horta Urbana e a Feira de Saúde, outros projetos foram apresentados durante a VI Mostra de Extensão Universitária. Entre eles, os trabalhos do grupo Geração 148, Fórum Interdisciplinar de Pedagogia, Summer Immersion, Núcleo de Missão, Mão na Massa, Educação Ministerial Feminina, Campanha UP, Hora do Conto, Atos 29, Intercâmbio Semestral Ensino Médio e Superior, Tom que Cura e Aprendendo a ser Pais e Educadores.

Mostra apresenta trabalhos do Unasp que estão mudando a vida de moradores da Região Metropolitana de Campinas