História

Morre pastor e ex-diretor do UNASP Hortolândia, Irineu Rosales

Faleceu, nesta madrugada (13), aos 88 anos, o pastor e ex-diretor do UNASP Hortolândia. Com pesar nos despedimos desse querido obreiro e de sua linda e impressionante trajetória.

Texto: Caroline Belotto

É com imenso pesar que informamos o falecimento do pastor Irineu Rosales, ocorrido na madrugada desta terça-feira (13), aos 88 anos de idade, em São Paulo.

Nascido em 10 de outubro de 1933, porém, registrado em 05 de dezembro daquele ano, o pastor Irineu Rosales serviu durante quase 30 anos no Instituto Adventista São Paulo (IASP), que viria a se tornar o UNASP campus Hortolândia. Atuou como professor, preceptor, diretor interno, tesoureiro e por fim como diretor geral, função que exerceu com maestria por 17 anos. Em sua trajetória, contribuiu para o crescimento e estruturação de um dos mais tradicionais campus de instituições de ensino adventistas no Brasil e na implementação da educação superior em Hortolândia, entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000. Sua liderança impactou a vida de milhares de jovens e alunos, e os inspirou em sua formação profissional ao ensinar valores e princípios, muito além do conteúdo curricular.

Um pouco de sua história

Pastor Irineu Rosales

Irineu nasceu em Glicério, no estado de São Paulo, mas com pouco tempo de vida seus pais se mudaram para Mirassol. Desde muito cedo sempre trabalhou em diversas funções, até que, aos 19 anos de idade, por orientação e incentivo de sua mãe, foi estudar no internato de Jacuba, então GAC – Ginásio Adventista Campineiro (que futuramente passou a se chamar IASP, e então UNASP Hortolândia).

Ingressou como aluno bolsista, e passados apenas três anos de sua chegada, já era professor do Curso de Admissão ao Ginásio. Quando não estava trabalhando nas férias, dedicava seu tempo à colportagem. Em 1962 concluiu sua graduação em licenciatura na Fundação Álvares Penteado (FAAP) e passou a lecionar em outras instituições de ensino. Ainda no mesmo ano se casou com Helena Ottoni Rosales, mãe de seus dois filhos, Mayra e Jefferson, e companheira até o fim de sua vida.

Em sua extensa trajetória profissional, Irineu colecionou grandes conquistas. Foi responsável pela implantação de cursos superiores em instituições de ensino. Administrou a construção da nova Casa Publicadora Brasileira, em Tatuí. Por 18 anos foi diretor, produtor e apresentador de programas de rádio. Atuou na inauguração da rádio Novo Tempo de Nova Odessa, em São Paulo. Em todos os seus grandes feitos, via-se nitidamente a mão de Deus.

O pastor Irieu também atuou como diretor geral do Instituto Adventista Paranaense (IAP), foi gerente assistente na Casa Publicadora Brasileira. E depois de alguns anos de carreira, foi chamado para trabalhar no IASP, e permaneceu lá por 17 anos, exercendo por último a função de diretor geral.

Pastor irineu em entrevista para o Centro Ellen White

Em 2006, teve a sua jubilação. Chegou a dar uma entrevista para o Centro Ellen White, onde contou um pouco sobre sua vida e compartilhou um pouco do seu conhecimento e experiências. “Agradeço a Deus por Ele ter me dirigido. Meu maior legado foi de dedicação e trabalho.”, afirmou o pastor.

Esse querido pastor certamente deixará muita saudade, mas somos imensamente gratos pelo legado que nos deixou, pelos muitos anos de serviço à obra e seguimos confiantes na promessa do reencontro e do breve retorno de Cristo.

Veja mais