Profissão e Mercado

Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Unasp chega ao 4º ano com crescente produção

Desde que teve início em 2013, o Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus São Paulo, com proposta até então inédita no Brasil, já formou 22 novos mestres. Entre os profissionais que concluíram mestrado estão enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos. Mas o programa […]

Texto: Redação

Desde que teve início em 2013, o Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus São Paulo, com proposta até então inédita no Brasil, já formou 22 novos mestres. Entre os profissionais que concluíram mestrado estão enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos. Mas o programa também tem sido buscado por profissionais de áreas como Teologia e Jornalismo, também atraídos pela possibilidade de contribuir para a qualidade de vida das pessoas através de sua esfera de ação.

A diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unasp-SP, Maristela Martins, explica que o programa possibilita a atuação do profissional em sua área de formação, estando habilitado para desenvolver pesquisa e trabalho interdisciplinar em promoção da saúde. “O profissional é capaz de atuar na elaboração de ações concretas que conduzam mudanças na saúde individual e coletiva, tendo como base um estilo de vida saudável”, conta.

 

O programa stricto-sensu recomendado pela Capes, também têm prestado serviço à comunidade. Não apenas nas pesquisas que beneficiam a população como também através de iniciativas como em campanhas de conscientização e prevenção ao câncer de mama em mulheres e de próstata em homens, como parte de ações como Novembro Azul e Outubro Rosa. Além dessas frentes, através da organização e participação em exposições e feiras de saúde, o mestrado tem levado até a população carente, atendimento, informação e instrução para a melhora na qualidade de vida.

O corpo docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, reúne um time de doutores e pós-doutores em constante e crescente produção científica. Recentemente o professor Fábio Alfieri, pós-doutor em Ciências Médicas pela USP e coordenador do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Unasp-SP, publicou seu 70º artigo em revistas científicas. O professor Leslie Portes, doutorando em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina, Cardiologia e Fisiologia Cardíaca da Unifesp, faz parte de um trabalho publicado no mês de outubro na revista referência em Fisiologia Humana, “Frontiers in Physiology”, cujo fator de impacto é de 4,031. Juntos, todos os professores do mestrado já publicaram o total de 134 estudos entre livros, artigos e capítulos de livros. A produção científica desses profissionais tem sido citada em diversos artigos acadêmicos.

Confira o currículo mais detalhado de cada integrante deste corpo docente e em seguida a relação dos temas que já foram pesquisados como resultado de dissertações do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Unasp-SP.

Corpo docente:

Cristina Zukowsky Tavares
Egressa da Faculdade Adventista de Educação FAED/ UNASP (1987), com Mestrado (2003) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2008) e Pós-doutorado em Educação pela FEUSP (2012). Atuou do Mestrado ao Pós-doutorado nas linhas de Pesquisa voltadas à Avaliação Educacional, priorizando a Formação de professores em avaliação. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia e docente no Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde lecionando disciplinas relacionadas a Educação e Saúde. Foi Professora Visitante no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde CEDESS na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP de 2013 a 2015 atuando na formação didático – pedagógica de pós-graduandos em saúde. Fez estágio científico em Portugal durante o doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Almerindo Janela Afonso em Sociologia da Avaliação na Universidade do Minho. Tem experiência em docência e gestão no Ensino Básico e Superior. Coordenou a Extensão Universitária UNASP SP de 2011 a 2013 envolvida em metodologias de pesquisa participativas. Instituiu o Núcleo de Estudos da Diversidade Racial no UNASP-SP. Participa de grupos de investigação como pesquisadora colaboradora: em avaliação e medidas no GEPAVE/ FEUSP; currículos inovadores e formação de professores FORPEC/PUC/SP e FORME Formação inicial de professores e escola básica no curso de Pedagogia UNASP SP. Lidera o Grupo de Pesquisas em Avaliação GRUPA/UNASP. Foi eleita de 2011 a 2014 representante da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE- no Brasil. Cristina Tavares já publicou 5 artigos, 1 livro e 4 capítulos de livros.

Elias Ferreira Porto
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Guarulhos (1998). Engenharia Civil (2016), especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração – INCOR – USP (1999) e Mestrado em Reabilitação Pulmonar pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2005). Doutor em Ciências da Saúde (Departamento de medicina translacional) – UNIFESP. É professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP. Leciona as disciplinas de Fisioterapia aplicada à Cardiologia, Fisioterapia aplicada à Pneumologia, Fisioterapia aplicada à Pediatria e Exames Complementares e para o curso de Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva supervisor de estágio em UTI e professor do mestrado profissionalizante em promoção da saúde. Possui experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva – UTI, atuando principalmente nos seguintes temas: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), qualidade de vida e reabilitação pulmonar e cardíaca. Eleito Conselheiro do CREFITO 3 em dois mandatos 2008 a 2012 e 2016 a 2020. Editor Chefe da Lifestyle Journal. Já publicou 14 artigos e 1 capítulo de livro.

Fábio Marcon Alfieri
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), especialização em Atividade Física e Qualidade de Vida pela UNICAMP (2002), mestrado em Fisioterapia pela UNIMEP (2004) e doutorado em Ciências médicas pela USP (com período de estágio no serviço de reabilitação do Hospital Mútua de Terrassa da Universidade de Barcelona- Espanha). Possui pós-doutorado em Ciências Médicas pela USP. Atualmente é professor titular do Instituto Adventista de Ensino. Atua como Professor e Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Professor do curso de Fisioterapia. É pesquisador no Centro de Pesquisa do Instituto de Medicina Física e de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Gina Andrade Abdala
Doutora em Ciências (EE/USP- 2013). Mestre em Saúde Coletiva (UEFS-BA – 2001). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNASP/SP -2000). Graduada em Enfermagem (UNASP/SP – 1985). Atualmente é professor do programa de Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP/SP. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, espiritualidade, idosos, qualidade de vida, estilo de vida, saúde mental e bem-estar social, educação em saúde, epidemiologia e bioestatística. A professora Gina Abdala possui 8 artigos, 1 livro e 1 capítulo de livro publicados.

Leonardo Tavares Martins
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação também pela Unicamp (2010). Atualmente é professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo – campus SP para a graduação em Educação Física e Mestrado em Promoção da Saúde. Nesse campus exerce a coordenação do curso de Educação Física desde 2006 e foi o Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão durante o ano de 2012. Leonardo Martins já publicou 4 2 artigos e 2 capítulos de livros.

Leslie Andrews Portes
Doutorando em Ciências da Saúde (Dep. de Medicina – Cardiologia: Fisiologia Cardíaca, UNIFESP-EPM), Fisiologista do Exercício (UNIFESP-EPM), graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1987). Professor do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo. Docente nas disciplinas de Fisiologia do Exercício, Fisiologia Humana, Cineantropometria e Bioestatística nos Cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do UNASP. Coordenador do LAFEX – Laboratório de Fisiologia do Exercício. Membro do GEFEV: Grupo de Pesquisa em Exercício Físico, Estilo de Vida e Promoção da Saúde (CNPq). Linhas de pesquisa: 1) infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e exercício (função miocárdica em modelos experimentais); 2) exercício físico, estilo de vida e promoção da saúde; 3) aptidão física e saúde de crianças e adolescentes. O professor Lelie Portes já publicou 13 artigos e 2 capítulos de livros.

Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro
Possui graduação em Nutricao – UNIBAN (1990), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP (2003) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP (2008). Atualmente é professor doutor do curso de graduação em Nutrição, do Mestrado em Promoção da Saúde e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Ambulatorial do Centro Universitário Adventista de São Paulo e, nutricionista da Clínica Pro Vitae. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: dieta, grupos populacionais, saúde coletiva, educação nutricional, adolescentes, idosos, constipação funcional e geriatria. A professora Marcia Salgueiro já publicou 13 artigos.

Maria Cecilia Leite de Moraes
Possui graduação em terapia ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP (1997) e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP (2002). Atualmente é Professor Assistente do Centro Universitário Adventista (SP), Coordenador de Curso de Pós-Graduação do Centro Universitário Adventista (SP), Professor Assistente das Faculdades Metropolitanas Unidas, terapeuta ocupacional da Prefeitura Municipal de São Paulo, – Editora Assistente e Membro do Corpo Consultivo da Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, atendimento domiciliar, atendimento comunitário, programa de saúde da família, família, resiliência e convivência. Maria Cecilia possui 3 artigos publicados.

Maria Dyrce Dias Meira
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1978), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutorado em Ciências no programa: Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é docente no Programa de Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP-SP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na área de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, avaliação, qualidade de vida, estilo de vida, promoção da saúde e terapias naturais. Maria Dyrce possui 6 artigos e 2 livros publicados.

Marcia Cristina Teixeira Martins
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz (1988), graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Farmácia pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e pós-doutorado junto ao Adventist Health Study-2, Loma Linda University (2012). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Nutrição, além de professora e orientadora no programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo. É responsável pela avaliação da dieta do Estudo ADVENTO (USP-Incor, SP). É membro do General Conference Nutrition Council (Conselho de Nutrição da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia). Tem experiência nas áreas de Alimentos e Nutrição e Epidemiologia Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, análise nutricional de alimentos, hábitos alimentares, consumo alimentar, dietas vegetarianas e estilo de vida. Marcia já publicou 2 artigos e 1 capitulo de livro.

Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva
Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP, especialização em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da USP e graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Atualmente é docente e pesquisadora do Mestrado em Promoção da Saúde do Unasp, docente da graduação dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem da mesma instituição, além de assistente de coordenação dos cursos de Educação Física. Tem experiência em Educação Física, atuando principalmente nas seguintes áreas: promoção da saúde, estilo de vida, populações especiais. Natália já publicou 15 artigos e 2 capítulos de livros.

Abrahão Augusto Joviniano Quadros (Colaborador)
Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Graduação em Fisioterapia pela Universidade Guarulhos (2001). Especialização em Hidroterapia em Doenças Neuromusculares pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP (2005). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP (2010). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Presidente da ABRELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica – 2004 – 2009). Diretor Científico da ABRELA (2010 – atual). Vice-presidente da ABRASP (Associação Brasileira de Síndrome Pós-Pólio – 2004 – 2010). Responsável pelo Ambulatório de Síndrome Pós-Pólio do Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares da UNIFESP/EPM (2003 – atual). Docente do curso de Especialização Lato-Sensu de Fisioterapia nas Doenças Neuromusculares da UNIFESP. Coordenador Científico e Clínico do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu: Fisioterapia nas Doenças Neuromusculares da UNIFESP. Coordenador e Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Ele já publicou 2 capítulos de livros.

Elisabete Agrela de Andrade
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2015)com período sanduíche – Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (2014). Atualmente é professora doutora do Centro Universitário Adventista de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis, Centro Colaborador da OMS . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, psicologia social e da saúde, saúde pública e empoderamento. Ela tem 1 artigo e 3 capítulos de publicados.

Temas de Dissertações:

Relação entre padrão dietético e condições bucais em Adventistas do Sétimo Dia, pesquisado por Alice Moreira Neves Pedrão e orientado pela professora Natália Cristina de O. Vargas e Silva.

Avaliação do estado nutricional de usuários das Unidades Básicas de Saúde de Carapicuíba – SP, pesquisado por Daniela Queiroz Zinhani e orientado pela professora Marcia Salgueiro.

Associação entre Religiosidade e Estilo de Vida dos Profissionais de Saúde de um Núcleo de Atenção à Saúde da Família na Zona Sul de São Paulo, pesquisado por Evelson Silva e orientado pela professora Gina Abdala.

Sintomas Musculoesqueléticos em alunos do ensino médio de um colégio particular do município de Santos e suas correlações com o uso do computador e videogame, pesquisado por Jacira Rodrigues de Almeida e orientado pela professora Maria Cecília Leite de Moraes.

Impacto da estratégia de saúde da Família sobre frequência de Eventos Cérebro-Cardiovasculares em Indivíduos com Hipertensão Arterial Sistêmica – Falow UP de Quinze Anos, pesquisado por Jônatas da Silva Souza e orientado pelo professor Elias Porto.

Identificação e Análise das Políticas e Práticas de Saúde das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, pesquisado por Luciene Procópio Damaceno e orientado pelo professor Leonardo Martins.

Religiosidade e Estilo de Vida de adultos que frequentam um Shopping Center na periferia de São Paulo, pesquisado por Marli Rosangela Cres e orientado pela professora Gina Abdala.

A Receptividade dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família em Relação à Escuta Qualificada (Acolhimento), pesquisado por Robson da Costa Oliveira e orientado pela professora Maria Cecília Leite de Moraes.

Influência do Status Educacional no Estilo de Vida de Adultos Moradores da Região Sul da Cidade de São Paulo, pesquisado por Sergio Mitio Tagami e orientado pelo professor Elias Porto.

Parto Prematuro: Características das Gestantes e da Assistência Pré-Natal de uma População da Zona Sul de São Paulo, pesquisado por Aline Berger e orientado pelo professor Fábio Marcon Alfieri.

Efeitos da Cinesioterapia e do Exercício Resistido na Osteoartrite de Joelho: Estudo Randomizado Simples – Cego, pesquisado por Sandoval Vatri e orientado pelo professor Fábio Marcon Alfieri.

Análise do Estilo de Vida, das Estratégias de Enfrentamento ao Estresse (Coping) e do Tempo de Recuperação da Frequência Cardíaca em Indivíduos Longevos, pesquisado por Marilza Amaral Henrique de Souza e orientado pelo professor Elias Ferreira Porto.

Prevalência, tratamento e controle da hipertensão arterial com método diferencial para grandes centros urbanos com estratégias saúde da família, pesquisado por Thiago de Castro Menezes e orientado pela professora Natalia Cristina de Oliveira V. e Silva.

Representação dos Profissionais de Saúde de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família quanto a Assistência Espiritual para Integralidade da Atenção à Saúde, pesquisado por Jocimar Wruck e orientado pela professora Maria Dyrce Dias Meira.

Conhecimento sobre epilepsia em universitários concluintes da área da saúde: estudo multicêntrico, pesquisado por Priscila de Souza e orientado pela professora Natalia Cristina de Oliveira V. e Silva.

Prevalência de Sarcopenia, Relações do Estilo de Vida, Capacidade Funcional, Força Muscular e Limiar de Tolerância de Dor à Pressão em Idosas, pesquisado por Alessandra Rodrigues Souto Lima e orientada pelo professor Fábio Marcon Alfieri.

Estudo Comparativo: Perfil de Mulheres com Câncer de Mama Atendidas em dois Hospitais do Estado de São Paulo, Região Metropolitana e Região do Alto Tietê, pesquisado por Greetchen Borges de Campos Bólico Ferreira e orientado pela professora Maria Cecília Leite de Moraes.

Controle Postural e o Medo de Cair em Idosos Atendidos em um Serviço de Reabilitação e o Papel de um Programa de Prevenção de Quedas, pesquisado por Haviley Oliveira Martins e orientado pelo professor Fábio Marcon Alfieri.

Representação de Enfermeiros de uma Regional da Estratégia Saúde da Família quanto a Importância da Espiritualidade para a Integralidade na Atenção à Saúde, pesquisado por Fabiana da Penha Colimoide e orientado pela professora Maria Dyrce Dias Meira.

Avaliação da Dieta do Estudo Advento: Desenvolvimento do Questionário de Frequência Alimentar, pesquisado por Giselle Coradi Matco e orientado pela professora Márcia Cristina Teixeira Martins.

Autocuidado, estilo de vida, qualidade de vida e religiosidade de universitários ingressantes, pesquisado por Elisabete Venturini Talizin e orientado pelo professor Leslie Andrews Portes.

Promoção da Saúde em Cursos Universitários: uma análise documental, pesquisado por Rosemeire Braga e orientado pela professora Cristina Tavares.

Veja mais