Acontece no UNASP

Mérito Acadêmico homenageia pais pelo desempenho acadêmico dos filhos na pandemia

O evento do Mérito Acadêmico 2020 do Colégio Unasp Hortolândia homenageou as famílias pelo bom desempenho acadêmico dos alunos durante a pandemia.

Texto: Glória Barreto

Em uma edição inédita o Mérito Acadêmico do Colégio UNASP Hortolândia não premiou os estudantes com medalhas de acordo com suas médias anuais. Desta vez, homenageou a família junto aos alunos, em reconhecimento ao trabalho essencial que os pais têm realizado na quarentena, enquanto seus filhos têm estudado em casa e dependem ainda mais de apoio.

Mérito versão 2020

De acordo com a orientadora educacional do Ensino Médio o evento se adaptou a nova realidade educacional. “Esse é um ano diferente. Durante a pandemia, todos tiveram que se reinventar e na família não foi diferente. Ela teve que providenciar celular, computador, internet, para os alunos. A família foi grandiosa. Por isso escolhemos homenagear os alunos e as famílias”, descreveu Márcia.

Família segurando o certificado do Mérito Acadêmico.
Família recebendo o certificado de reconhecimento do Mérito Acadêmico.

Edições do Mérito Acadêmico

“O Mérito Acadêmico é um evento que acontece no Unasp Hortolândia há quatro anos, onde nós premiamos os alunos conforme seu desempenho acadêmico, que é classificado em bronze, prata, ouro e diamante”, conta o diretor escolar, Marcel Barreto. Ainda explicando sobre o cálculo das categorias, o diretor acrescentou que o prêmio é computado de acordo com a média anual e partindo da nota sete.

A estudante Kaliane Soares do sétimo ano, disse que gostou muito de participar do Mérito Acadêmico em 2019, mas pensa que essa edição foi muito interessante. “Achei legal e criativo, pois nos anos anteriores só eu era homenageada, sendo que minha família tinha grande participação no meu sucesso. Não me importo em receber o certificado ou a medalha, os dois me deixaram muito feliz”, celebrou a estudante.

Famílias no tapete vermelho

Por causa da pandemia a premiação aconteceu de forma separada e no pátio do colégio, uma vez que o lugar possui maior ventilação natural. Cada família era homenageada passando pelo tapete vermelho e recebendo um quadro com o certificado nominal que era entregue pelos professores.

Aluno recebendo o certificado do professor no tapete vermelho.
Aluno recebendo o certificado das mãos do professor no tapete vermelho.

Ana Maria Peixoto, que é mãe de alunos dois estudantes do Colégio UNASP achou o projeto diferente e gostou da surpresa e da valorização do papel dos pais na aprendizagem home office. “Foi muito bacana o Unasp agregar as famílias na homenagem. Está sendo um ano muito difícil, por isso eu acho que todos os pais ficaram felizes em serem reconhecidos pela escola e pelos filhos nesta noite. Eu, pelo menos, fiquei muito feliz”, agradeceu Ana.

Protocolos de saúde no evento

Ainda sobre os cuidados com a pandemia o diretor explicou que todo o planejamento e execução do evento levou em conta os cuidados preventivos à transmissão do coronavírus. “Na questão de saúde, nós tivemos todo o cuidado para que houvesse um distanciamento nas filas, e assim, a família se sentisse tranquila. Os protocolos de saúde foram seguidos e o único momento em que eles tiram a máscara é na hora da foto. Com isso, pudemos aproveitar este evento com segurança. E estamos muito felizes de recebermos as famílias do UNASP Hortolândia nessa noite”, informou Barreto.

Veja mais