Acontece no UNASP

Mega class, Sync Day, Canvas e outras inovações marcam o 2º semestre do UNASP

Semestre letivo do UNASP começa com novas ferramentas e metodologias para dinamizar aulas e promover o aprendizado.

Texto: Glória Barreto

Aluna de graduação voltando as aulas virtuais.
Maryana Zanetti, estudante de psicologia preparada para as aulas do 2º semestre do UNASP

A segunda-feira dia 10 de agosto começou agitada no UNASP, isso porque os mais de 10 mil alunos de graduação dos três campi iniciaram o semestre nas aulas síncronas, com direito de rever os amigos, conferir a atual plataforma virtual e saber da nova metodologia de aulas semanais. Devido a pandemia, as aulas permanecem remotas, ministradas pela plataforma Zoom, mas nem por isso a expectativa dos alunos em relação ao novo semestre é menor.

“Eu estava com saudades de ver meus colegas de sala e meus professores, mesmo que de forma virtual”, contou a aluna Emily Pinheiro, que cursa o quarto semestre de Rádio e TV. A estudante de Psicologia, Maryana Zanetti, além de ansiosa por recomeçar o semestre, já se propôs uma meta de permanecer motivada mesmo nas aulas síncronas. “Nesse segundo semestre, com as coisas mais adaptadas, o que eu mais quero é tentar trazer a essência do presencial agora para o on-line. Eu estava bem mais motivada no presencial e espero me esforçar para continuar nesse caminho, agora no virtual”.

Novo Ambiente Virtual

Entres as mudanças mais significativas para os alunos neste novo semestre se destaca o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a nova metodologia no formato das aulas. A nova plataforma AVA trata-se do Canvas, uma ferramenta prática e atualizada, na qual os alunos terão acesso às atividades virtuais.

“Sobre o novo programa (Canvas), eu gostei muito dele”, disse a aluna do quarto semestre do curso de enfermagem, Amanda Avanci. Ela se mostrou empolgada com as possibilidades do sistema: “Achei ele mais bonito, mais prático, com muuuuito (sic!) mais habilidades e ferramentas”, destacou a aluna.

Mega class e Web class

A metodologia das aulas do Unasp também tem um novo modelo. De segunda à quarta-feira os alunos têm aulas presenciais, ou via Zoom, neste momento de pandemia. Porém, as aulas de quinta-feira recebem uma configuração mais atual e dinâmica intitulada Sync Day, como explicou em entrevista o vice-reitor, Afonso Cardoso.

“Nas quintas-feiras as aulas terão dois formatos: um chamado Mega class, que é uma concepção de aula transmitida para todos os alunos do UNASP ao mesmo tempo.  O segundo formato é a Web class, que é realizada como os alunos tiveram no primeiro semestre, mas com mais alguns elementos na metodologia e nos objetos de aprendizagem”, descreveu Cardoso.

A Web class contempla duas disciplinas: Religião e Metodologia de Pesquisa. Neste modelo, no momento da transmissão o professor regente será auxiliado por outro professor, com a mesma titulação, chamado de mediador. Desta forma, o aluno acompanha a aula e pode interagir. Durante a semana, esse mediador também terá outro momento, fora da aula, para atender os estudantes.

Arte de divulgação da primeira Mega Class do Unasp
Hoje às 19 horas acontece a primeira Mega Class do Unasp.

Primeiro Sync Day

Para inaugurar este novo modelo de aulas semanais, acontece amanhã, 13 de agosto, o primeiro Sync Day com uma Mega class ministrada pelo reitor Martin Kuhn e transmitida para todo o UNASP de forma simultânea.

“Eu vejo que o UNASP está dando seu melhor para atender a todos os alunos”, afirmou a estudante do oitavo semestre do curso de direito, Liane Lima. Sobre as novidades, a aluna acrescentou: “A nova plataforma virtual ficou muito interessante para esse novo semestre e as aulas no formato EAD serão realizadas para complementar nossos estudos. Acredito que a Pandemia colaborou para que novas formas de ensino fossem exploradas, podendo assim, alcançar mais pessoas”.

Veja mais