Mega class, Sync Day, Canvas e outras inovações marcam o 2º semestre do UNASP

Acontece no Unasp

Escrito por

Glória Barreto

Publicado em

12 ago 2020

Aluna de graduação voltando as aulas virtuais.
Maryana Zanetti, estudante de psicologia preparada para as aulas do 2º semestre do UNASP

A segunda-feira dia 10 de agosto começou agitada no UNASP, isso porque os mais de 10 mil alunos de graduação dos três campi iniciaram o semestre nas aulas síncronas, com direito de rever os amigos, conferir a atual plataforma virtual e saber da nova metodologia de aulas semanais. Devido a pandemia, as aulas permanecem remotas, ministradas pela plataforma Zoom, mas nem por isso a expectativa dos alunos em relação ao novo semestre é menor.

“Eu estava com saudades de ver meus colegas de sala e meus professores, mesmo que de forma virtual”, contou a aluna Emily Pinheiro, que cursa o quarto semestre de Rádio e TV. A estudante de Psicologia, Maryana Zanetti, além de ansiosa por recomeçar o semestre, já se propôs uma meta de permanecer motivada mesmo nas aulas síncronas. “Nesse segundo semestre, com as coisas mais adaptadas, o que eu mais quero é tentar trazer a essência do presencial agora para o on-line. Eu estava bem mais motivada no presencial e espero me esforçar para continuar nesse caminho, agora no virtual”.

Novo Ambiente Virtual

Entres as mudanças mais significativas para os alunos neste novo semestre se destaca o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a nova metodologia no formato das aulas. A nova plataforma AVA trata-se do Canvas, uma ferramenta prática e atualizada, na qual os alunos terão acesso às atividades virtuais.

“Sobre o novo programa (Canvas), eu gostei muito dele”, disse a aluna do quarto semestre do curso de enfermagem, Amanda Avanci. Ela se mostrou empolgada com as possibilidades do sistema: “Achei ele mais bonito, mais prático, com muuuuito (sic!) mais habilidades e ferramentas”, destacou a aluna.

Mega class e Web class

A metodologia das aulas do Unasp também tem um novo modelo. De segunda à quarta-feira os alunos têm aulas presenciais, ou via Zoom, neste momento de pandemia. Porém, as aulas de quinta-feira recebem uma configuração mais atual e dinâmica intitulada Sync Day, como explicou em entrevista o vice-reitor, Afonso Cardoso.

“Nas quintas-feiras as aulas terão dois formatos: um chamado Mega class, que é uma concepção de aula transmitida para todos os alunos do UNASP ao mesmo tempo.  O segundo formato é a Web class, que é realizada como os alunos tiveram no primeiro semestre, mas com mais alguns elementos na metodologia e nos objetos de aprendizagem”, descreveu Cardoso.

A Web class contempla duas disciplinas: Religião e Metodologia de Pesquisa. Neste modelo, no momento da transmissão o professor regente será auxiliado por outro professor, com a mesma titulação, chamado de mediador. Desta forma, o aluno acompanha a aula e pode interagir. Durante a semana, esse mediador também terá outro momento, fora da aula, para atender os estudantes.

Arte de divulgação da primeira Mega Class do Unasp
Hoje às 19 horas acontece a primeira Mega Class do Unasp.

Primeiro Sync Day

Para inaugurar este novo modelo de aulas semanais, acontece amanhã, 13 de agosto, o primeiro Sync Day com uma Mega class ministrada pelo reitor Martin Kuhn e transmitida para todo o UNASP de forma simultânea.

“Eu vejo que o UNASP está dando seu melhor para atender a todos os alunos”, afirmou a estudante do oitavo semestre do curso de direito, Liane Lima. Sobre as novidades, a aluna acrescentou: “A nova plataforma virtual ficou muito interessante para esse novo semestre e as aulas no formato EAD serão realizadas para complementar nossos estudos. Acredito que a Pandemia colaborou para que novas formas de ensino fossem exploradas, podendo assim, alcançar mais pessoas”.