Acontece no UNASP

Cursos do UNASP alcançam excelente desempenho em avaliações do Ministério da Educação

A visita virtual aconteceu entre os dias 30 maio e 01 de junho; A comissão de avaliação do MEC analisou três dimensões dos cursos escolhidos

Texto: Ana Clara Silveira

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras – Português, Pedagogia na modalidade EAD; Engenharia Agronômica no campus Engenheiro Coelho e Engenharia da Computação no campus São Paulo receberam a visita do MEC para reconhecimento das suas atividades, ou seja, autorização para continuidade do curso tendo em vista o cumprimento de todos os padrões exigidos pelo Ministério da Educação, o MEC, e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP. 

As seis graduações foram avaliadas em uma escala que vai de 1 a 5, segundo índices baseados na análise de três dimensões: organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. A visita virtual aconteceu entre os dias 30 de maio e 03 de junho de 2022. Três cursos ficaram com a nota máxima (5) e três ficaram com a excelente nota 4.

Avaliações do MEC

Na avaliação anterior, o Centro Universitário Adventista de São Paulo foi avaliado como uma instituição de educação superior nota 5 no conceito institucional – pontuação máxima. A avaliação positiva dos cursos contribui para manter as atividades regularizadas e alcançar o status de Universidade. A visita do MEC analisa indicadores derivados de três dimensões de avaliação:

O diretor de regulação do UNASP, doutor Marcelo Alves, explica que o processo se deu de maneira ordenada. “Apesar de termos 6 avaliações ocorrendo simultaneamente, nossas equipes de apoio, coordenadores e diretores trabalharam de forma integrada e sincronizada, o que nos permitiu atendermos a todas as comissões”, comemora.

Para o pró-reitor de graduação, doutor Afonso Cardoso, a avaliação exitosa revela a qualidade dos cursos e da instituição em outros anos. “O UNASP é uma instituição nota máxima no MEC, e isso se deve basicamente ao seu destaque na área acadêmica”, frisa. Ele ainda acrescenta que “além disso, existem destaques na área espiritual com as programações e envolvimento dos jovens na missão e projetos de extensão, tanto na região, como na cidade e no mundo”. 

Segundo o doutor Marcelo, durante a visita do MEC, a comissão avaliadora analisou a oferta dos cursos de graduação nas dimensões Projeto Pedagógico, Pessoal (Docentes e Tutores) e Infraestrutura. “O UNASP, superando esse desafio de tantas avaliações simultaneamente, está preparado para um patamar inédito de complexidade”, celebra. Ele pondera que a instituição está habilitada para desafios maiores com aprimoramento dos seus processos.

O futuro da instituição

O Centro Universitário de São Paulo deu início a suas atividades em 1915 em São Paulo. Após 107 anos, ele funciona em três campi, São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho, e já soma 71 cursos de graduação na modalidade presencial e EAD, além de mestrado, MBAs e cursos livres. Dessa forma, os estudantes recebem uma formação completa unindo teoria e prática. 

A fim de alcançar o status de universidade, o pró-reitor de pesquisa e desenvolvimento institucional, Allan Novaes, explica que “a Visão 2030 é o grande ideário do UNASP”. Tendo isso em vista, cinco metas foram estabelecidas para serem cumpridas nos próximos anos. “Tornar o UNASP uma instituição de excelência acadêmica; obter o status de universidade; internacionalizar a influência do UNASP; consolidar a sustentabilidade do negócio e tornar o UNASP uma referência confessional no Brasil”, enumera o doutor Allan. A avaliação positiva do MEC contribui para que o sonho seja uma realidade. 

Veja mais