MEC avalia curso de Educação Física do UNASP com nota 4 no CPC

Acontece no Unasp

Escrito por

Glória Barreto

Publicado em

18 maio 2021

O Curso de educação física do UNASP Hortolândia alcançou a nota 4 (de 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), após avaliação dos seus alunos, professores, infraestrutura e outros itens relevantes à formação de bons profissionais para o mercado de trabalho. O resultado foi divulgado na última semana de abril no portal do INEP.

Para o coordenador do curso, Ledimar Brianezi a nota 4 no CPC é fruto de um esforço conjunto: “a direção, a coordenação, os professores e estudantes, todos se envolveram nos projetos com qualidade e profundidade, desde a matriz curricular do curso, as disciplinas, os projetos de pesquisa, até os projetos de extensão”.

Relevância da nota do CPC

O termo “cinco estrelas” é bastante familiar em avaliações de hotéis e aplicativos de celular, porém o que alguns não sabem é que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), também pontua os cursos de graduação, através do CPC com notas de 0 a 5.

O CPC avalia os cursos de graduação verificando quatro dimensões da qualidade educacional, são elas:

Treinador auxiliando aluna durante musculação na academia
O campus do UNASP Hortolândia possui academia que é utilizada para aulas práticas e atendimento a comunidade.

Sobre o curso de Educação Física do UNASP

O curso de educação física do UNASP Hortolândia tem 21 anos de existência. Atualmente oferece aos alunos o curso de licenciatura, com 3 anos de duração e bacharelado com 4 anos.

Atualmente, quem se forma em licenciatura pode atuar como professor de educação física na educação básica. Já quem se forma bacharel em educação física, pode atuar em todas as outras áreas da educação física, menos na escola. Áreas tais como: academias, clubes, escolinhas esportivas, recreação, hotelaria, hospitais e na área de saúde.

Diferenciais do curso de educação física do UNASP

No UNASP, o curso de educação física tem dois grandes diferenciais: uma infraestrutura diferenciada que possui equipamentos especializados, laboratórios de anatomia, fisiologia, avaliação física.  

Seu complexo esportivo do campus tem diversas quadras, academia, piscina semiolímpica coberta e aquecida, um ginásio de ginástica artística com todos aparelhos oficiais, campus de futebol e pista de atletismo em tamanhos oficiais. Trazendo ao estudante diversas oportunidades de praticar o que se tem aprendido em sala.

O segundo diferencial do curso fica por conta da equipe docente qualificado. Hoje o curso tem 100% dos professores mestres ou doutores.

Essa qualificação acadêmica traz maior nível de conhecimento e comprometimento do professor durante as aulas. Sem contar com os grupos de pesquisa onde os alunos podem realizar pesquisas junto aos professores.

Alunos em aula no laboratório de anatomia
Os grupos de pesquisa do curso de educação física podem contar com os laboratórios de anatomia e fisiologia.

Da graduação para o mercado de trabalho

Mais importante do que receber uma boa nota na avaliação do CPC é a confiança de formar bons profissionais, que terão sucesso no mercado de trabalho. Uma missão que tem sido alcançada, de acordo com o estudante Leonan Correa que se formou no ano passado.

“Todos sentem certo receio ao ingressar no mercado de trabalho logo após a formatura, no entanto a consistência e qualidade do ensino proporcionados a mim foram de crucial importância”, relata o ex-aluno.

Leonan explica que, quando os primeiros obstáculos foram surgindo, ele recordou todos os ensinamentos passados pelos professores em sala de aula. “ Não demorei muito a perceber que eu tinha um diferencial para utilizar em campo”, acrescentou Correa.