Profissão e Mercado

MEC avalia projeto de curso de Enfermagem no campus Hortolândia com nota 4

Comissão do MEC avalia pedido de abertura do curso de graduação em Enfermagem no UNASP campus Hortolândia.

Texto: Glória Barreto

Durante os dias 18 e 19 de abril uma comissão do Ministério da Educação e Cultura (MEC) visitou o UNASP campus Hortolândia a fim de avaliar a solicitação de abertura do curso de graduação em Enfermagem. Como resultado do pedido, o curso de Enfermagem no UNASP campus Hortolândia recebeu nota 4 (escala de 1 a 5). A expectativa de implantação desse curso é para o ano de 2023.

Segundo o diretor da graduação, Ledimar Brianezi, esta avaliação faz parte dos requisitos legais da legislação brasileira que permite, ou não, a implantação de um novo curso de graduação em território nacional.  “Para que qualquer curso de graduação possa vigorar no Brasil, a Instituição de Ensino Superior (IES) deve solicitar a autorização junto ao INEP/MEC via formulário, e então uma comissão é designada para a avaliação”, explicou o diretor.

Enfermeira aferindo pressão em paciente
A comissão do MEC avaliou o projeto de solicitação do curso de Enfermagem com nota 04 (numa escala de 1 a 5).

O que é avaliado?

Para dar nota 4 ao curso de Enfermagem do UNASP campus Hortolândia, a comissão de avaliadores levou em conta os seguintes itens:

Após a autorização de implementação do curso de Enfermagem, o MEC volta ao campus para uma nova avaliação na segunda metade do curso, desta vez, para o reconhecimento do curso, isto é, valida a qualidade pedagógica e educativa que foram desenvolvidas para seguir com os programas autorizados.

Para o diretor geral do UNASP campus Hortolândia, Douglas Menslin, o curso de Enfermagem no campus atende uma demanda nacional de novos profissionais na área de saúde e, ao mesmo tempo, oferecerá aos estudantes um curso com alto índice de empregabilidade. “A abertura de um novo curso na área de saúde será algo inovador para o município de Hortolândia, uma vez que não há nenhuma faculdade de Enfermagem na região. Estaremos contribuindo com a nossa comunidade e, também, teremos uma nova opção de curso para nossos alunos”, apontou Menslin. 

Dupla de enfermeiros
A expectativa é que o curso de graduação em Enfermagem em Hortolândia comece em 2023.

Veja mais