Acontece no UNASP

Manuscritos do Mar Morto é tema de conferência

A palestra aberta ao público da RMC faz parte de Congresso Internacional de Arqueologia Eles foram descobertos há mais de sete décadas e ainda despertam o interesse popular pelo conteúdo escrito há mais de dois mil anos. O assunto será abordado na abertura do I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica nesta quinta-feira no Centro universitário […]

Texto: Assessoria de Imprensa

A palestra aberta ao público da RMC faz parte de Congresso Internacional de Arqueologia

Eles foram descobertos há mais de sete décadas e ainda despertam o interesse popular pelo conteúdo escrito há mais de dois mil anos. O assunto será abordado na abertura do I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica nesta quinta-feira no Centro universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho.

A conferência é aberta ao público que não conseguiu realizar inscrição no Congresso Internacional de Arqueologia. O palestrante é o curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel, doutor Adolfo Roitman. Ele é licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

Os chamados de Manuscritos do Mar Morto são 972 textos encontrados dentro de jarros de argila nas cavernas desérticas de Qumran. O local é conhecido pelos pesquisadores como o ponto mais baixo da terra por estar a mais de 400 metros abaixo do nível do mar. Os fragmentos estão parte preservada, outras não, no entanto despertam interesse pela semelhança com textos bíblicos, fato que para pesquisadores comprovam a veracidade do livro sagrado dos cristãos.

O Congresso de Arqueologia que termina no próximo domingo (15),  acontece na Universidade Adventista, localizada na Vicinal Walter Boger, S/N – Engenheiro Coelho/SP.

Palestrantes

Além de Adolfo Roitman, o I Congresso de Arqueologia conta com palestras, plenárias, workshops e sessões temáticas. Entre os palestrantes confirmados estão, Eli Shukron (Descobriu a piscina de Siloé) e David Sedaca (Professor da Escola de Teologia de Nova York).

Também irão palestrar no evento, Jorge Fabro (Presidente da Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental), Katia Sytryn-Silvernam (Professora no Departamento de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio) e Rodrigo Silva (Curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP e apresentador do programa “Evidências” da TV Novo Tempo).

Conheça os participantes

Prof. Me. Eli Shukron – Israel
Mestre em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Arqueólogo do Israel Antiquities Authority. Descobriu a Piscina de Siloé. Lidera escavações na Cidade de Davi.

Prof. Dra. Katia Cytryn-Silverman – Israel
Doutora em Arqueologia e Arte Islâmica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, onde leciona como Senior Lecturer pelo Instituto de Arqueologia e no departamento de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio. Diretora das escavações em Tiberíades ao lado do Mar da Galiléia.

Prof. Dr. Adolfo Roitman – Israel
Licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica deJerusalém. Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel. Participou de documentários para o National Geographic Channel.

Prof. Me. David Sedaca – Estados Unidos
Mestre em teologia, psicólogo pela Universidade de Harvard e professor de Pós Graduação de Judaísmo Messiânico do Instituto “Charles Feinberg” da Escola de Teologia de Nova York.

Prof. Dr. Rodrigo Silva – Brasil
Doutor em arqueologia clássica. Professor do UNASP e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP. Apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”.

SERVIÇO
Primeiro Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica
Quando:
De 12 a 15 de outubro de 2017 (Inscrição termina na sexta-feira, dia 06 de outubro).
Local: Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.
Público: Aberto para professores, pesquisadores, estudantes e interessados no tema.

Veja mais