Profissão e Mercado

Mais de 400 estudantes visitam feira de profissões do Unasp Hortolândia

No mês de novembro o Unasp Hortolândia promoveu uma feira de profissões destinada a ajudar estudantes formandos do ensino médio na escolha de suas futuras áreas de estudo e atuação. E mais de 400 alunos das escolas públicas da cidade de Hortolândia atenderam o convite do campus e vieram participar do evento.  Eles tiveram a […]

Texto: Monise Almeida

Mais de 400 estudantes de escolas públicas da cidade de Hortolândia participaram da Feira de Profissões do Unasp Ht.

No mês de novembro o Unasp Hortolândia promoveu uma feira de profissões destinada a ajudar estudantes formandos do ensino médio na escolha de suas futuras áreas de estudo e atuação. E mais de 400 alunos das escolas públicas da cidade de Hortolândia atenderam o convite do campus e vieram participar do evento.  Eles tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre alguns cursos de graduação, que foram apresentados de maneira interativa e dinâmica.

Ao chegar no Unasp Hortolândia, os estudantes do ensino médio foram recepcionados pelos professores, funcionários e alunos. Os visitantes foram divididos em 8 grupos, em cada um deles havia dois monitores identificados por uma bandeira, cada uma com uma cor. Os alunos escolhiam uma pulseira da respectiva cor, assim ajudando a identificar sua equipe e organizar as escolas presentes. Os participantes ficaram à vontade para escolher uma das 8 bandeiras. Cada equipe visitou quatro cursos aleatórios e depois que finalizaram, puderam escolher o curso que gostariam de se aprofundar e conhecer melhor, de acordo com seu interesse.

Cada curso apresentou as possibilidades acadêmicas e profissionais de sua área.

A estudante Vitória Camile conta que ao visitar o curso de direito tirou várias dúvidas que tinha. “Estive visitando as salas de direito, administração, educação física e contabilidade. A faculdade que pretendo fazer é direito, conversei com o coordenador do curso e ele me explicou várias coisas sobre a profissão, eu fiz várias perguntas e gostei muito da explicação dele. Tive mais certeza de que é isso que quero para meu futuro e percebi que realmente quero atuar na área do direito”, acrescentou a aluna.

 

Possibilidades no mercado de trabalho

Os coordenadores da faculdade, estavam apresentando seus próprios cursos nas salas de aula. Eles perceberam que os alunos estão preocupados com as opções que o curso oferece no mercado de trabalho, quais são as áreas de atuação nessa profissão. Desta maneira, procuraram mostrar para eles as opções que o curso pode proporcionar para os profissionais da área.

Essa dúvida permitiu a coordenadora do curso de pedagogia ampliar a visão dos alunos sobre as possibilidades profissionais do pedagogo. “A grande maioria entende que é um curso exclusivamente voltado ao magistério de crianças, e isso não é verdade. Então, cada vez que nós falávamos que o pedagogo também trabalha em hospital, em RH, em clínica, foi uma surpresa enorme para eles. Eu acho que para se interessar pelo curso, é necessário entender a área, saber do que se trata. E o que eu abordei bastante também foi a questão de que o pedagogo é um cientista, ele é um cientista da educação, portanto ele tem laboratórios próprios de aprendizagem, que não são iguais os de química e anatomia, mas são laboratórios. Porque na verdade a gente investiga, como a criança aprende, como ela pensa, como ela reage diante das nossas intervenções pedagógicas, para então nós compreendermos na verdade de que forma podemos aprimorar a didática e a prática de ensino”, comentou a coordenadora do curso de pedagogia Selma Carvalho.

Para muitos visitantes, foi a primeira experiência em um ambiente universitário.

Um dos momentos interessantes do evento foi a possibilidade dos visitantes participarem do intervalo da faculdade, junto com os alunos de graduação. Assim os estudantes visitantes puderam interagir e perguntar sobre os cursos para os alunos que vivem a experiência de estudar no centro universitário.

A coordenadora do núcleo de carreiras, Jessica Oliveira conta que o objetivo do centro universitário foi mostrar para os alunos a infraestrutura e a qualidade de ensino que o Unasp oferece, aproximando o campus da realidade dos visitantes da rede pública de ensino.

“Muitas vezes os alunos passam aqui no nosso portão e acham que o Unasp é uma coisa muito distante e na verdade não é. Nós estamos abertos para todos. Então, as vezes, eles passam e falam: nossa é um colégio com estilo americano é um colégio muito grande, então nós queremos abrir as portas do Unasp para as escolas públicas, privadas, com o intuito de terem a oportunidade de conversar com a gente e poder cursar o que desejam, começando assim seu futuro conosco”,  finalizou uma das coordenadoras do evento, Jéssica Oliveira.

Os alunos foram divididos em oitos grupos para poderem visitar o campus e conhecer os cursos de graduação.

Confira as fotos da Feira de Profissões clicando AQUI. 

Veja mais