Mais de 400 estudantes visitam feira de profissões do Unasp Hortolândia

Profissão e Mercado

Escrito por

Monise Almeida

Publicado em

25 nov 2019

Mais de 400 estudantes de escolas públicas da cidade de Hortolândia participaram da Feira de Profissões do Unasp Ht.

No mês de novembro o Unasp Hortolândia promoveu uma feira de profissões destinada a ajudar estudantes formandos do ensino médio na escolha de suas futuras áreas de estudo e atuação. E mais de 400 alunos das escolas públicas da cidade de Hortolândia atenderam o convite do campus e vieram participar do evento.  Eles tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre alguns cursos de graduação, que foram apresentados de maneira interativa e dinâmica.

Ao chegar no Unasp Hortolândia, os estudantes do ensino médio foram recepcionados pelos professores, funcionários e alunos. Os visitantes foram divididos em 8 grupos, em cada um deles havia dois monitores identificados por uma bandeira, cada uma com uma cor. Os alunos escolhiam uma pulseira da respectiva cor, assim ajudando a identificar sua equipe e organizar as escolas presentes. Os participantes ficaram à vontade para escolher uma das 8 bandeiras. Cada equipe visitou quatro cursos aleatórios e depois que finalizaram, puderam escolher o curso que gostariam de se aprofundar e conhecer melhor, de acordo com seu interesse.

Cada curso apresentou as possibilidades acadêmicas e profissionais de sua área.

A estudante Vitória Camile conta que ao visitar o curso de direito tirou várias dúvidas que tinha. “Estive visitando as salas de direito, administração, educação física e contabilidade. A faculdade que pretendo fazer é direito, conversei com o coordenador do curso e ele me explicou várias coisas sobre a profissão, eu fiz várias perguntas e gostei muito da explicação dele. Tive mais certeza de que é isso que quero para meu futuro e percebi que realmente quero atuar na área do direito”, acrescentou a aluna.

 

Possibilidades no mercado de trabalho

Os coordenadores da faculdade, estavam apresentando seus próprios cursos nas salas de aula. Eles perceberam que os alunos estão preocupados com as opções que o curso oferece no mercado de trabalho, quais são as áreas de atuação nessa profissão. Desta maneira, procuraram mostrar para eles as opções que o curso pode proporcionar para os profissionais da área.

Essa dúvida permitiu a coordenadora do curso de pedagogia ampliar a visão dos alunos sobre as possibilidades profissionais do pedagogo. “A grande maioria entende que é um curso exclusivamente voltado ao magistério de crianças, e isso não é verdade. Então, cada vez que nós falávamos que o pedagogo também trabalha em hospital, em RH, em clínica, foi uma surpresa enorme para eles. Eu acho que para se interessar pelo curso, é necessário entender a área, saber do que se trata. E o que eu abordei bastante também foi a questão de que o pedagogo é um cientista, ele é um cientista da educação, portanto ele tem laboratórios próprios de aprendizagem, que não são iguais os de química e anatomia, mas são laboratórios. Porque na verdade a gente investiga, como a criança aprende, como ela pensa, como ela reage diante das nossas intervenções pedagógicas, para então nós compreendermos na verdade de que forma podemos aprimorar a didática e a prática de ensino”, comentou a coordenadora do curso de pedagogia Selma Carvalho.

Para muitos visitantes, foi a primeira experiência em um ambiente universitário.

Um dos momentos interessantes do evento foi a possibilidade dos visitantes participarem do intervalo da faculdade, junto com os alunos de graduação. Assim os estudantes visitantes puderam interagir e perguntar sobre os cursos para os alunos que vivem a experiência de estudar no centro universitário.

A coordenadora do núcleo de carreiras, Jessica Oliveira conta que o objetivo do centro universitário foi mostrar para os alunos a infraestrutura e a qualidade de ensino que o Unasp oferece, aproximando o campus da realidade dos visitantes da rede pública de ensino.

“Muitas vezes os alunos passam aqui no nosso portão e acham que o Unasp é uma coisa muito distante e na verdade não é. Nós estamos abertos para todos. Então, as vezes, eles passam e falam: nossa é um colégio com estilo americano é um colégio muito grande, então nós queremos abrir as portas do Unasp para as escolas públicas, privadas, com o intuito de terem a oportunidade de conversar com a gente e poder cursar o que desejam, começando assim seu futuro conosco”,  finalizou uma das coordenadoras do evento, Jéssica Oliveira.

Os alunos foram divididos em oitos grupos para poderem visitar o campus e conhecer os cursos de graduação.

Confira as fotos da Feira de Profissões clicando AQUI.