Impacto Social

Lodo será transformado em tijolo ecológico e Unasp faz parceria com a Prefeitura

Você já imaginou transformar lodo em tijolo? Um projeto, na região, tornará isso em realidade. O tijolo ecológico será feito a partir do lodo gerado nas estações de tratamento de água.

Texto: Redação

Você já imaginou transformar lodo em tijolo? Um projeto, na região, tornará isso em realidade. O tijolo ecológico será feito a partir do lodo gerado nas estações de tratamento de água. A parceria surgiu entre o Unasp-EC e a prefeitura da cidade de Campinas, a terceira maior do Estado de São Paulo, com 1 milhão de habitantes. Também fazem parte da iniciativa o Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado, a empresa de fornecimento de água, a Sanasa, e uma das maiores construtoras da região, a MRV Engenharia.

O Unasp-EC ficará responsável pela pesquisa de desenvolvimento técnico e estudo da viabilidade econômica. O professor, que coordena o projeto no campus, Artur Sartorti, conta que se trata de um longo estudo, pois o lodo é um resíduo complicado de trabalhar. “É um desafio muito grande, requer muitas tentativas e erros, também. No entanto, temos crescido no estudo técnico do projeto”, afirma. Ele comenta que, além da economia que o tijolo ecológico procura trazer, o maior benefício é a contribuição com a preservação do meio ambiente. Atualmente, o lodo proveniente das estações de tratamento de água é descartado em aterros sanitários. Sartorti explica que  existem nele componentes químicos e biológicos que contaminam o solo, tornando-o em vilão para a natureza.

A parceria foi anunciada em um evento realizado pela prefeitura. O diretor do campus, Paulo Martini, acredita no projeto e na possibilidade do Unasp-EC contribuir com a comunidade. “Esperamos dentro de pouco tempo apresentar uma solução. Estamos felizes por ajudar na busca de uma alternativa para minimizar os problemas que o lodo causa nos aterros sanitários da região”, disse durante discurso.

Ao agradecer as empresas envolvidas, o Prefeito Jonas Donizette destacou a educação adventista. “É uma excelência no ensino. É algo fantástico! Quero ressaltar a dedicação que vocês têm na área da educação, e não é de hoje. Acompanho o trabalho desde a minha época de Deputado Estadual. Quero agradecer o apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia em nossa cidade”, disse.

Visibilidade na Imprensa

O projeto ganhou espaço na TV Band Campinas. Veja a reportagem.

Veja mais