Profissão e Mercado

Live Imposto de renda ensina como realizar a declaração

No último domingo, 21 de março, os cursos de administração e ciências contábeis do UNASP Hortolândia promoveram a Live Imposto De Renda, com o objetivo de ensinar alunos, professores e colaboradores dos três câmpus do UNASP e EAD, a fazerem sua própria declaração de Imposto de Renda. A transmissão contou com a presença virtual de […]

Texto: Glória Barreto

No último domingo, 21 de março, os cursos de administração e ciências contábeis do UNASP Hortolândia promoveram a Live Imposto De Renda, com o objetivo de ensinar alunos, professores e colaboradores dos três câmpus do UNASP e EAD, a fazerem sua própria declaração de Imposto de Renda. A transmissão contou com a presença virtual de mais de 220 participantes, entre eles, alunos dos cursos de administração, ciências contábeis e tecnólogos.

Tela do Zoom mostrando participantes em diversas telas.
Mais de 220 pessoas participaram da Live Imposto de Renda

Live Imposto de Renda

A programação durou duas horas abordando temas apresentados por uma equipe de especialistas, como Fernando Rinaldi, Edilei de Lames, Murilo Pastrello, Airton Bauermann e Thiago Bueno. Durante a programação, o coordenador do curso de ciências contábeis, Levi Morgan foi o mediador das discussões, enquanto o coordenador do curso de administração, Alex Landim, gerenciou as participações do chat, direcionando as perguntas aos especialistas convidados.

Para a estudante do curso de ciências contábeis do campus Engenheiro Coelho, Karina Santos a programação foi tão produtiva que necessitaria de continuação. “Muito boa a palestra, pena que é muito rápida! Com tantas informações importantes poderia se tornar uma série”, sugeriu a estudante.

Dúvidas frequentes

Ao longo da programação foram apresentadas dezenas de perguntas, as mais recorrentes foram: Quem deve declarar? Quando declarar? Declaração simples ou completa? Declaração conjunta ou separada? Quais as deduções possíveis? Como declarar bens financiados?

Tela do Zoom com telas e apresentando as perguntas do chat
Durante a programação os alunos enviaram suas dúvidas pelo chat

Segundo Levi Morgam o interesse foi tão grande que não houve tempo para responder à todas as perguntas do chat. “Durante essa semana os professores especialistas estarão enviando as respostas por e-mail. São aproximadamente 35 perguntas que selecionamos do chat e serão respondidas”, identificou Morgan.

“Pra quem já tem uma noção de como fazer, as perguntas respondidas ajudam muito no esclarecimento das dúvidas”, declarou a estudante Luiza Lisboa, que cursa ciências contábeis do campus Hortolândia. De acordo com Luiza a Live Imposto de Renda poderia ter uma segunda parte prática, e é praticamente isso, que os organizadores têm planejado.

Assessoria gratuita na declaração do Imposto

Para ajudar a comunidade e incentivar os estudantes a atenderem voluntariamente pessoas que não sabem fazer sua declaração do Imposto de renda, no dia 25 de abril, o UNASP Hortolândia vai realizar um plantão para ajudar gratuitamente pessoas físicas a realizarem sua declaração do imposto de renda.

Os interessados devem ter renda anual entre 28.559,70 até 40.000,00, estarem munidos de seu comprovante de rendimentos, bem como informações de seus bens como imóveis e automóveis.

Com os documentos necessários, no dia 25 de abril, precisam acessar unasp.ga/imposto a partir das 9 horas da manhã.

Veja mais