Profissão e Mercado

Jovens aprendem a criar Jogos Digitais em curso de 32 horas

No UNASP Hortolândia, constantemente os professores buscam inovações de diversas áreas para apresentar aos seus alunos como forma de aprimoramento. Pensando nisso, no dia 22 de abril, aconteceu a primeira aula do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais, dirigido pelo coordenador Ackley Wil. Foi destinado aos alunos do curso Técnico de Informática do ensino médio, […]

Texto: Redação

No UNASP Hortolândia, constantemente os professores buscam inovações de diversas áreas para apresentar aos seus alunos como forma de aprimoramento. Pensando nisso, no dia 22 de abril, aconteceu a primeira aula do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais, dirigido pelo coordenador Ackley Wil. Foi destinado aos alunos do curso Técnico de Informática do ensino médio, dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação do ensino superior e para os curiosos da área técnica de programação em geral.

Neste curso, os alunos têm a oportunidade de aprender desde o básico, como o desenvolvimento de jogos e quais ferramentas utilizar, até a finalização de um game. Para isso, as aulas serão ministradas num total de 32 horas ao longo de oito domingos de curso, como requisito, o participante deve dominar o nível básico de programação.

Nesta primeira edição do curso, cerca de 45 pessoas participaram da oficina inaugural que aconteceu no último domingo, dia 22 de abril. A engenheira química, Bruna Prado, que estava entre os presentes no evento, conta que veio participar para fazer companhia ao marido, que é da área de TI e trabalha com games. Apesar de não ser muito fã de jogos, ela está considerando a experiência bem útil. “Gosto muito da área de automação dentro da indústria, e trabalho com isso. Com esse curso, consigo aplicar na minha área a parte de simulação, a partir de ferramentas que foram ensinadas no curso, que são diferentes das que uso no meu dia-a-dia”, explicou Bruna.

Através da ferramenta Unity usada na oficina, o aluno não precisa complementar a linguagem de programação para formar o game, pois, a plataforma é uma facilitadora do processo de desenvolvimento de jogos. Nas palavras do professor do curso, Jair Burtolucci, o mercado de jogos no Brasil está bem aquecido e com muitas possibilidades. O governo está apoiando os criadores de games e o estudante também adquire diferentes habilidades. “Desenvolver jogos é uma atividade disciplinar. Se você aprende a desenvolvê-los, aprende a fazer diversas outras coisas com ferramentas computacionais. O que faz com que o aluno tenha oportunidade de entrar no mercado de trabalha em diversas áreas”.

Conteúdo do curso

O curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais está dividido em quatro módulos:

1º Módulo (duração de 4 horas) – Introdução ao desenvolvimento de jogos digitais utilizando a Game Engine Unity3D. Neste módulo os alunos conhecem os aspectos básicos e iniciais sobre desenvolvimento de jogos assim como as principais ferramentas de desenvolvimentos de jogos atuais.

2º Módulo (duração de 4 horas) – Introdução à programação C#. Neste módulo são ensinados os conceitos básicos de programação voltada para jogos, bem como a integração e utilização de scripts de forma prática.

3º Módulo (duração de 12 horas) – Desenvolvimento de jogos 2D. Neste módulo serão apresentadas as principais técnicas de desenvolvimento de jogos 2D como configuração de objetos do jogo, animações e muito mais. Durante este módulo, os alunos desenvolverão um jogo 2D utilizando as técnicas aqui ensinadas.

4º Módulo (duração de 12 horas) – Desenvolvimento de jogos 3D. Serão apresentados neste módulo técnicas de desenvolvimento de jogos 3D como iluminação, movimentação, câmeras dentre outros. Durante este módulo, os alunos desenvolverão um jogo 3D utilizando as técnicas aqui ensinadas.

 

Veja mais