Jornada Universitária destaca importância da comunicação na vida profissional

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

15 jun 2015

Tradicional do UNASP campus São Paulo, a Jornada Universitária é um evento anual que tem o objetivo de proporcionar aos universitários a oportunidade de adquirir conhecimento, experiência e referências complementares à formação profissional. No ano do Centenário do UNASP-SP, a Jornada Universitária, que faz parte do calendário de 100 eventos em comemoração aos 100 anos do Centro Universitário, aconteceu no domingo dia 14 de junho e trouxe para os estudantes o tema: “Comunicação sem Crise: Como vencer nossas desculpas?”.

Seja no ramo empresarial, seja nos ambientes hospitalar; acadêmico; escolar ou até mesmo na vida pessoal, a comunicação é um fator importante para o desenvolvimento de uma gestão profissional eficaz. Incentivar a formação de profissionais capazes de lidar com eventuais crises, superando seus próprios desafios e os desafios externos é o objetivo do UNASP-SP ao proporcionar aos seus universitários esse importante momento de aprendizado, através do compartilhamento de uma experiência profissional e de vida surpreendente.

O convidado para palestrar na Jornada Universitária foi o jornalista, radialista, professor e palestrante, Marco Aurélio de Carvalho. Com vasta experiência para compartilhar, Marco compartilhou uma história de superação das quais tirou muitas lições. Nascido em uma comunidade carente do Rio de Janeiro e com uma grave deficiência visual que quase comprometeu completamente a sua visão, ele superou seus limites, foi educado de forma acreditar que era capaz, estudou muito, trabalhou em grandes veículos de comunicação, principalmente no rádio e se tornou uma grande referência para diversos assuntos relacionados a comunicação e à postura profissional. Entre suas atividades atende e orienta profissionais e executivos de grandes empresas como o Projac da Rede Globo.
Com um currículo vasto o convidado da oitava Jornada Universitária tem 25 anos de experiência como palestrante e professor. Ministrou palestras, cursos e oficinas de estratégias de programação em rádio, gestão de comunicação em situações de crise, produção, reportagem, locução, comunicação inclusiva e outros temas em eventos realizados em todas as regiões do Brasil (média de uma vez a cada dois meses, desde 1990) e, em 18 outros países (média de um evento no exterior, em cada ano desde 1991).

Os estudantes do UNASP-SP receberam dele orientações de como cuidar da gestão de imagem pessoal, se portar em uma entrevista de emprego, superar e administrar crises pessoais e se destacar no mercado profissional.

Entre diversas orientações, Marcos conscientizou os alunos de que hoje cada um deles que possui um perfil pessoal em uma rede social, como Facebook por exemplo, possuem o mesmo que um veículo de comunicação particular e precisam saber administrar a sua imagem dentro dele. “Será que a gente sabe pilotar esse meio de comunicação de uma maneira que seja eficiente para nós e para a sociedade? Eu abordei como tornar a nossa comunicação com o mundo, agora que todos nós somos comunicadores. Dei algumas dicas de como tornar essa nossa comunicação algo a favor e não um gol contra como muita gente tem feito com intolerância e com teoria da conspiração, transformando o Facebook em terapeuta. Vamos fazer deste meio de comunicação que a gente ganhou, que é essa parceria com empresas de redes sociais, algo a favor da gente e a favor da humanidade”, destacou.

Para o diretor de graduação do UNASP-SP, Ilson Tercio Caetano, os alunos puderam desfrutar de momentos de muita aprendizagem. “Ter trazido um comunicador de experiência e influência que dissesse aos estudantes a importância da boa comunicação em todos os setores do conhecimento e exemplos de casos de pessoas que por se dedicarem à leitura e escrita tiveram bons resultados em seus empregos e em sua vida. Foi marcante num contexto de universidade que se preocupa com a formação integral de seus estudantes”, considerou.

O comunicador, que se considera um amigo do UNASP, conta que se emocionou com a oportunidade de fazer parte da comemoração do centenário do centro universitário. Estar no Centenário do UNASP-SP como palestrante da oitava Jornada Universitária é algo que eu guardarei com carinho. Vocês é que me deram uma grande hora de acrescentar ao meu currículo estar num lugar tão especial com gente tão especial para falar de paixões comuns, a principal delas, a missão social do ato de comunicar”, expressou Marco Aurélio de Carvalho.

Por Murilo Pereira