Não Classificado

Jornada do Meio Ambiente promove sustentabilidade no campus

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, aconteceu nos UNASP campus São Paulo a V Jornada do Meio Ambiente. O evento que ocorreu nos dias 2 e 3 foi promovido pelo Curso de Ciências Biológicas e promoveu a sustentabilidade para a comunidade do centro universitário. O título […]

Texto: Redação

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, aconteceu nos UNASP campus São Paulo a V Jornada do Meio Ambiente. O evento que ocorreu nos dias 2 e 3 foi promovido pelo Curso de Ciências Biológicas e promoveu a sustentabilidade para a comunidade do centro universitário. O título do evento, “UNASP Sustentável para Mais 100 anos”, convidava estudantes, professores e demais servidores do campus a cuidarem do meio em que vivem.

Os universitários de Biologia realizaram essa jornada não apenas para relembrar a importância da sustentabilidade econômica, elétrica e hídrica, mas também para sensibilizar a população de como fazer na prática o uso sustentável dos recursos.

As palestras e projetos elaborados apresentados e em exposição durante a jornada foram elaborados pelos próprios estudantes com a ajuda dos professores e atuação do Centro Acadêmico do curso.

Projetos como a Eco Bike, que consistia em transformar energia mecânica gerada pelo movimento feito na bicicleta, chamou a atenção de quem passava pelos stands expostos no hall de entrada do Edifício Universitário. A energia gerada com o movimento da bicicleta era utilizada para ligar as lâmpadas leads dos aquários. A mesma energia era capaz de carregar um parelho celular.

O túnel dos sentidos proporcionava ao participante a oportunidade perceber a natureza a partir dos sentidos. O visitante entrava vendado dentro de uma tenda para um passeio entre plantas e arbustos. O som de floresta, o tato das folhas de árvores e plantas junto a sensação do orvalho caindo no rosto proporciona enquanto os olhos estavam vendados, proporcionava uma experiência sensorial que dava a oportunidade de sentir a natureza.
Uma demonstração do uso do restritor de vazão mostrava o quão eficiente eles são e uma opção de baixo custo para otimizar o uso de água reduzindo o desperdício e as despesas na tarifa de água.

“A feira foi muito produtiva. Nós conseguimos alcançar o público e a participação dos alunos. Também conseguimos mobilizar os outros cursos para virem assistir e participar da feira. Era uma coisa que nós já estávamos tentando a três anos e estava difícil mobilizar a todos. Esse ano nós finalmente conseguimos alcançar o nosso objetivo”, afirma Rodrigo Mendes, integrante do Centro Acadêmico de Biologia.

O coordenador do curso, Antenor Santos, explica que o objetivo era ressaltar a importância de uma sustentabilidade eficaz na utilização de energia e água. “A proposta da jornada era envolver a comunidade de alunos do curso de Biologia, a comunidade de alunos do ensino médio, do ensino fundamental e também do ensino superior. A proposta era tentar envolver o maior número de pessoas para uma reflexão da nossa conduta em relação a água e a energia já que nós estamos passando por uma crise energética e uma crise hídrica. A ideia era provocar essas comunidades a refletirem sobre o uso adequado desses dois recursos”, afirmou.

Quem esteve em sua primeira Jornada do Meio Ambiente, nota que essa é uma oportunidade de aprender bastante. “A Jornada do Meio ambiente foi algo inovador para mim, pois foi a primeira vez que eu estou participando. Foi algo que nos ensinou a como economizar e viver de uma forma mais sustentável”, disse Gabriel Campos estudante do primeiro semestre de Ciências Biológicas.

por Alisson Rocha

Veja mais