Não Classificado

Jornada de Nutrição celebra história do curso

No mês de maio, o curso de Nutrição do UNASP campus São Paulo, comemorou a sua história dentro do Centenário do centro universitário. Entre os dias 11 e 14 de maio aconteceu a 13ª edição da Jornada de Nutrição. O tema escolhido para este ano foi “Nutrição no Centenário do UNASP: mais que um curso, […]

Texto: Redação

No mês de maio, o curso de Nutrição do UNASP campus São Paulo, comemorou a sua história dentro do Centenário do centro universitário. Entre os dias 11 e 14 de maio aconteceu a 13ª edição da Jornada de Nutrição. O tema escolhido para este ano foi “Nutrição no Centenário do UNASP: mais que um curso, uma tradição”.

“Nós contamos a história da Nutrição no UNASP e do Curso de Nutrição”, explica Marcia Cristina Martins, coordenadora do Curso de Nutrição do UNASP-SP. De fato, a Nutrição e seus valores chegaram ao campus antes da abertura do curso e influenciaram seu início.

Os estudantes de Nutrição tiveram a oportunidade de conhecer a história do curso através das experiências de suas principais pioneiras. A professora Esther de Castro, conhecida como a primeira nutricionista adventista do Brasil, teve participação fundamental para o estabelecimento do curso. Enfermeira e educadora, lecionava na Faculdade Adventista de Enfermagem, FAE, e no Seminário Teológico do Instituto Adventista de Ensino, IAE. Graduou-se em Nutrição e passou a preparar enfermeiros e pastores para trabalharem também com a promoção do estilo de vida saudável.

Desta forma, colaborou na preparação das bases curriculares e práticas que contribuíram para a implantação do curso de Nutrição no UNASP-SP, oficializado em 1999 pelo Ministério da Educação, MEC.

Para Esther, ver o que o curso se tornou é a realização de um sonho. “Eu vislumbrava um curso muito importante para a organização adventista e para os jovens adventistas, com professores que dão, além do exemplo, aulas especiais. Está sendo muito mais do que aquilo com o que sonhei. Estou muito contente com isso”, expressou.

Outra convidada especial, a professora e nutricionista Odete Santelle, colaborou na construção do ensino de nutrição proporcionado no UNASP-SP. Sendo a primeira coordenadora do Curso de Nutrição, ela atuou até 2013 e compartilhou com os alunos detalhes dessa história e de sua trajetória como nutricionista.

Todos os palestrantes convidados fazem parte da história do curso de Nutrição do UNASP-SP. São ex-alunos ou docentes que já passaram pelo campus ou fazem parte do presente. A jornada promoveu a apresentação de trabalhos acadêmicos que foram destaques no curso. Também houve homenagens aos colaboradores de todos os departamentos ligados à graduação.

Como presente para o aniversário de 100 anos do UNASP-SP, o curso de Nutrição lançou o projeto de execução de um livro on-line que será desenvolvido com o objetivo de contar a história da mensagem adventista de saúde e alimentação, a história da Nutrição no UNASP, a história do curso de Nutrição do UNASP e a trajetória das nutricionistas adventistas pioneiras no Brasil.

“O evento foi muito aplaudido pelos alunos, docentes e convidados. Temos recebido comentários positivos de vários alunos que ficaram satisfeitos principalmente com o comprometimento e com a missão do curso, evidentes na programação. Vários professores também elogiaram o evento”, descreve Marcia.

Esther orientou os universitários, futuros nutricionistas, a aproveitarem todas as oportunidades de crescimento e conhecimento que existem em eventos e programas e a se empenharem muito nas experiências de estágio. “Esse curso tem qualidades que muitos cursos de Nutrição não têm. Nós nos destacamos por nossa mensagem de saúde. Hoje, percebemos que na mídia e nos cursos se dá um valor muito grande a um estilo de vida que este curso preconiza. Então, aproveitem. Procurem praticar e assistir a todos os cursos e viver aquilo que é ensinado aqui. Isso é o mais importante, sair como um profissional de Nutrição que vive aquilo que vai praticar”, aconselhou.

por Murilo Pereira

Veja mais