Acontece no UNASP

Jogos da Amizade fortalecem valores do Colégio Unasp em Engenheiro Coelho

Competição completa 22 anos com integração e revelação de talentos, além da oportunidade de fortalecer a solidariedade entre alunos   Quem nunca sonhou em ser um atleta profissional e quem sabe subir em pódios e erguer troféus? Para colaborar com esse sonho ou despertar o interesse em quem não pratica nenhuma modalidade esportiva, o Colégio […]

Texto: Analía Roa Monsalve

Competição completa 22 anos com integração e revelação de talentos, além da oportunidade de fortalecer a solidariedade entre alunos

 

Quem nunca sonhou em ser um atleta profissional e quem sabe subir em pódios e erguer troféus? Para colaborar com esse sonho ou despertar o interesse em quem não pratica nenhuma modalidade esportiva, o Colégio Unasp realiza anualmente os Jogos da Amizade. Uma competição de integração e revelação de talentos. Nesta vigésima segunda edição serão mais de 300 jogos em 10 modalidades diferentes.

Participam dos Jogos da Amizade, alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Todos estão envolvidos em uma das modalidades da competição, que incluí futsal, basquete, voleibol, handebol, tênis de mesa e queimada feminina. Entre as modalidades individuais estão corridas, salto em altura, arremesso de peso e salto em distância. “Foram de 2 a 3 meses de preparação, são mais de 300 jogos coletivos além das do atletismo”, revela o professor de educação física, André Carvalho.

Valores no esporte
A competição completa em 2019 seus 22 anos de existência. Tradição e desempenho que são acompanhados de perto por valores estudados em classe, como explica o diretor do Colégio Unasp, Henrique Karru Romaneli. “Hoje eu falei pra eles que independente de todas as habilidades motoras que eles já aprenderam o mais importante é o respeito ao próximo e a humildade, tanto nas vitórias como nas derrotas. Isso faz com que o caráter deles seja desenvolvido de uma forma mais completa”, comenta.

Trocar a sala de aula pelas quadras não é única mudança observada nos “estudantes atletas”. O discurso também ganha um tom mais “profissional”. Um exemplo é o aluno da oitava série, Davi Chagas. “A gente treinou muito e agora é confiar. Queremos ganhar todas as medalhas de ouro”, afirma o atleta inscrito nas provas coletivas de futsal, basquete e vôlei.

Participando pela primeira vez, a sextanista Beatriz Costa, revela os bastidores da torcida, parte considerada muito importante dentro dos conceitos do Colégio Unasp. “A gente está preparando cantos organizados para que fique mais bonito e tentar ganhar os prêmios”, fazendo referência a pontuações de torcida mais organizada e mais animada.

Solidariedade
A Educação Adventista valoriza e busca oferecer desenvolvimento integral de seus alunos. Entre seus valores está a solidariedade, que incentiva fazer o bem ao próximo, sem importar com suas diferenças. Pensando nisso, o Colégio Unasp oferece através dos Jogos da Amizade, a oportunidade de todos participarem da gincana Mutirão de Natal.

São doações de alimentos, roupas e utensílios que serão doados próximos ao período de natal pela área de Ação Social da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mantenedora da escola. Outras ações durante o segundo semestre irão ampliar as arrecadações dos alunos. O encerramento da campanha do Mutirão de Natal acontece no final do mês de novembro com o encerramento do período letivo.

Veja mais