Acontece no UNASP

IV Semana de Arquitetura do Unasp discute sustentabilidade nos espaços urbanos

Para reforçar o ensino e a troca de informações entre alunos e profissionais do mercado, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp, campus Engenheiro Coelho, realizou entre os dias 19 e 22 de setembro, a IV Semana de Arquitetura e Urbanismo. O tema foi

Texto: Redação

Os profissionais de Arquitetura e Urbanismo atuam na concepção e organização dos espaços, projetando não só as edificações, mas também garantindo o adequado planejamento das cidades, casas e o paisagismo de áreas. Unir conforto, estética e funcionalidade são os principais elementos trabalhados pelos arquitetos quando o assunto é elaborar projetos.

Para reforçar o ensino e a troca de informações entre alunos e profissionais do mercado, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou entre os dias 19 e 22 de setembro, a IV Semana de Arquitetura e Urbanismo. O tema foi “Cidades, Arquitetura e Tecnologia”.

Durante a semana os alunos tiveram a oportunidade de ter palestras, oficinas e minicursos, além de uma exposição de designer de móveis, aberta para o público no prédio do centro de comunicação do campus. A abertura da programação foi marcada com a realização das primeiras oficinas, que tiveram como temas “criatividade e fotografia”, ministradas pelos professores Denise Morelli e Kenny Zukowski.

Na opinião do aluno do 3º ano, Jerffeson Rodrigues, o assunto escolhido para a semana é atual e conceitual. “É muito relevante, pois, tanto as grandes e pequenas cidades, enfrentam dificuldades arquitetônicas e urbanísticas, por isso o tema é de grande importância para quem vai se formar como arquiteto urbanista, porque ele vai poder ajudar essas cidades”, explica o estudante.

A intenção em discutir esse tópico é devido a atual situação do Brasil, como explica Eduardo Mafredini, coordenador do curso. “A cada dia, as cidades estão vivendo um momento delicado, no que se refere a espaço geográfico urbano. A ideia é aproximar os nossos alunos dessa realidade, das quais ele precisa entender, além de aprender sobre as tecnologias que estão dispostas no mercado para ajudar a população”, explica Manfredini.

Outras possibilidades profissionais

Para exemplificar o distinto mercado de trabalho que envolve o curso, a coordenação trouxe um profissional experiente no mercado de trabalho com um segmento pouco explorado, a arte floral. O convidado foi o arquiteto e florista Tanus Saab.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, Saab decidiu se aventurar e buscou tornar-se um diferencial. “Se eu tivesse optado pelo o que a maioria escolhe, eu seria mais um entre a multidão. Por isso, segui os meus instintos. Resolvi fazer o que gosto e me destaquei”, conta Saab. O florista afirma que essa vocação veio de casa, incentivado pela mãe que tinha uma floricultura. Hoje, o arquiteto ministra cursos no Brasil e exterior, ensinando artes florais. Já prestou serviço para a Rede Globo e faz palestras contando sua experiência profissional, além de administrar sua própria empresa de eventos, que leva seu nome.

Veja mais