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Grupo de Pesquisa da Intercom lança Dicionário de Comunicação e Religiões em parceria com UNASP

O dicionário contém temas como autoridade religiosa e educomunicação.

Texto: Camilly Inácio | Edição: Ana Clara Silveira

Um dicionário com mais de 60 verbetes foi lançado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Religiões na última terça-feira (26). A obra foi divulgada durante a live “O estado na arte na pesquisa em comunicação e religiões”, realizada pela Cátedra em Comunicação e Informação Intercom. O objetivo da enciclopédia é explicar o significado de conceitos e termos representativos da área.

A programação teve a participação de representantes da Intercom, além de autores do dicionário.  O lançamento do Dicionário Brasileiro de Comunicação & Religiões é fruto da parceria entre a Intercom, por meio do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, e do Centro Universitário Adventista de São Paulo, o UNASP. A produção contou com mais de 500 pesquisadores empenhados em explicar os verbetes escolhidos. 

O mediador da live foi o vice-coordenador do grupo de pesquisa, Ricardo Alvarenga, que apresentou também um panorama dos trabalhos e temáticas apresentados nas sessões do grupo durante os congressos nacionais da Intercom de 2018 a 2021. “Os estudos na interface Comunicação e Religiões têm crescido significativamente nos últimos anos e trata-se de um percentual não somente em número de trabalho, mas na ampliação das matrizes religiosas que são objeto das pesquisas”, destaca Alvarenga. 

Dicionário de Comunicação e Religiões 

A obra é composta por mais de 60 verbetes analíticos introdutórios sobre diversos elementos das religiões no Brasil, panoramas comunicacionais do país e suas interfaces. O material que compõe a publicação é fruto dos esforços empreendidos pelos participantes do Grupo de Pesquisa e professores do UNASP desde agosto de 2018.

Durante a live os organizadores do dicionário, Magali do Nascimento Cunha e Allan Novaes, apresentaram os principais aspectos da obra fazendo um levantamento do estado da arte das pesquisas sobre a temática a partir dos eixos do dicionário: Instituições, movimentos religiosos e poder; Linguagens e práticas religiosas; Processos e produtos midiáticos; e Teorias da comunicação e religiões. 

O doutor Allan Novaes também explicou que a composição do verbetes seguiu uma ordem chamada de roteiro 3D – definição, destaques, e desafios. A definição é o momento de contextualização e delimitação do verbete. Os destaques são a parte de análise do estado da arte do tema: autores, abordagens, e metodologias que orbitam o conceito. Por fim, os desafios têm como objetivo discutir projeções, tendências e perspectivas futuras dentro da área.

Para a Professora Magali do Nascimento Cunha, o Dicionário Brasileiro de Comunicação & Religiões “busca ser uma contribuição a pesquisadores, estudantes, jornalistas e pessoas interessadas em temáticas que articulam comunicação e religião”. Ela acrescenta que “vem em boa hora, em um contexto sociopolítico e cultural do Brasil, no qual as religiões são protagonistas, e quem acompanha este quadro precisa de recursos para escapar de armadilhas que estereotipam grupos e lideranças religiosas”.

A mestra Thamires Mattos, responsável pela análise editorial da obra, conta que, no processo de editoração, os verbetes foram analisados de acordo com as diretrizes editoriais, e também passaram por avaliações científicas por profissionais de Ciência e Religião, Teologia e Comunicação. Para ela, o Dicionário “é um material que liga sempre os temas religião e comunicação, e vai contribuir muito para novas pesquisas nessas áreas, pois é um produto ímpar”. 

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