Impacto Social

Instituto LUSS fortalece parceria com o UNASP

Conheça o Instituto Luss e o trabalho realizado no interior do Piauí

Texto: Ana Clara Silveira

O UNASP recebeu na sexta-feira (18) o diretor do Instituto LUSS, Guto Oliveira, e o diretor do núcleo de projetos, Marcelo Sousa, para uma reunião que visa ampliar o apoio da instituição de ensino a organização de impacto e adoção comunitária. No mês de janeiro, o UNASP enviou 10 voluntários para atuarem no interior do Piauí em um período de 10 dias. Os resultados foram positivos e a parceria será maior nos próximos meses com oferta dessa missão para os três campi.

Os voluntários da missão Piauí celebraram a aproximação entre o Instituto LUSS e UNASP. Os líderes da missão de janeiro de 2022, Ana Carolina Freitas e Rafael Viana, acreditam que será muito positivo para que outros alunos tenham oportunidade de se envolver em projetos sociais, especialmente contribuindo para a comunidade de Viçosa.

História do Instituto LUSS

O Instituto LUSS desenvolve projetos sociais em comunidades carentes do Piauí. A ideia da criação dessa organização surgiu de um chamado do cantor Robson Fonseca, que conheceu o Piauí há mais de 10 anos. “Ele viu esse estado maravilhoso e por 10 anos tentou buscar ajuda. Assim, Deus o colocou em nosso caminho para começar a entender a questão do semiárido, orar e ajudar esse povo”, explica o diretor Marcelo.

No momento, o instituto conta com uma direção composta por cinco pessoas, além de ajudantes divididos em vários núcleos. “Nós trabalhamos em equipe e todos são voluntários, ou seja, ninguém recebe salário”, pontua Guto. Para ele, a “recompensa é maior que dinheiro”.  A manutenção da organização é viabilizada por meio das doações.

Ações nas comunidades

A prioridade da organização é oferecer acesso à água, segurança alimentar e promoção do desenvolvimento econômico local. “Em três anos e meio, entre 800 e 1000 pessoas foram beneficiadas pelo projeto”, comemora Guto. Cada ação é monitorada e acompanhada pelo instituto, por isso eles precisam de voluntários com frequência.

Cada objetivo é cumprido em etapas. A primeira ação é garantir água para as famílias por meio de poços artesianos e cisternas. Com essa aquisição, os moradores podem “cuidar dos animais e irrigar a plantação”.

Após isso, os beneficiados recebem instruções para fazer hortas ou desenvolver outro serviço que fomente sua independência financeira. “Nós ajudamos a comunidade a ver qual a sua vocação, para que juntos possam produzir alguma fonte de renda e, consequentemente, dignidade para as pessoas que conseguem sustentar suas famílias”, esclarece Marcelo.

Voluntariado do UNASP

O grupo de jovens enviado pelo UNASP foi recebido pelos diretores do Instituto LUSS e, em seguida, pela comunidade de Viçosa. Marcelo conta que os moradores abraçaram a equipe, especialmente por serem muito animados. “Sei que os voluntários trouxeram experiências, mas não foram maiores do que eles deixaram por lá, tanto que estão ‘morrendo’ de saudade deles”, frisa.

O novo envio de missionários será em julho deste ano. O diretor Guto comenta que “as ações são a longo prazo e por isso a parceria com o UNASP é fundamental, tendo em vista a necessidade de adotar a comunidade e acompanhar cada uma das etapas”. A participação na missão é organizada pelo Núcleo de Missão do UNASP. Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelas redes sociais @nucleodemissao. As vagas são limitadas.

Veja mais