História

100 anos de esperança: Igreja do UNASP celebra história da neta de pioneiros do adventismo no Brasil

Missionária recebe oração especial em comemoração aos 100 anos de idade e dedicação a obra.

Texto: Isabela Vitória | Edição: Ana Clara Silveira

Dona Olinda Anniehs, muito conhecida na comunidade da Igreja do UNASP campus Engenheiro Coelho principalmente por sua longevidade, completou 100 anos no último sábado (30). Para comemorar esse momento tão importante, Olinda foi chamada ao púlpito da igreja durante o culto divino para receber uma bênção especial. O momento foi precedido por uma pergunta do pastor Henrique Gonçalves que trouxe ainda mais significado à cerimônia: “Existe aqui alguém com mais de 80 anos de batismo?”.

Dona Olinda recebe homenagens e encoraja igreja para apressar a volta de Cristo.

Vida em missão

Olinda não viveu para si. Dos seus 100 anos, 85 foram arduamente dedicados à Igreja Adventista. Desde seu batismo, aos 15 anos de idade, ela tem construído caminhos para a proclamação do evangelho em todo Brasil.

Depois que conheceu a Igreja Adventista com seu avô, um dos pioneiros do adventismo no Brasil, a caminhada de Olinda na vida missionária se tornou imensurável. Ela esteve presente nos primeiros passos do que hoje são grandes feitos. Conta com orgulho de suas conquistas na área da saúde, sendo pioneira da Faculdade Adventista de Enfermagem (FAE), em 1969, e contribuindo para que o Hospital das Clínicas se tornasse uma grande referência com a introdução de diversas especialidades médicas.

Além de suas conquistas profissionais, Olinda ainda atuou como missionária, construindo igrejas ao redor do país e pregando na América do Sul. Trabalhou, inclusive, no desenvolvimento do adventismo na região de Artur Nogueira, onde hoje se encontra o Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho.

Testemunho de Dona Olinda para a igreja

Durante os 85 anos vivendo para a igreja, Olinda fez muitas amizades. Entre elas, embora seja recente, foi com o atual líder do Ministério da Família e Idoso da APAC, Elias Brenha, quando ainda era pastor em seu distrito. O ministerial fez a oração pela vida de Olinda durante o culto e também relembrou um momento muito bonito da amizade quando ela lhe pediu: “Pastor, fale mais sobre a volta de Jesus! Eu estou há quase 100 anos esperando Jesus voltar e Ele não voltou, mas a minha fé continua tão firme quanto no dia em que eu O conheci”.

“Não há dúvidas. A qualidade que eu mais admiro na Olinda é a espiritualidade”, comenta Brenha sobre a aniversariante. Já para o pastor Henrique Gonçalves, sua característica mais marcante é “a fé e a perseverança”. Por fim, não há como medir as qualidades de Olinda, que no último século construiu uma vida ao lado de Deus, inventor de dons e talentos. Pergunte para Olinda, o que ela leva no coração depois de tantos anos caminhando com Deus e ela te responderá “o desejo de que Jesus volte logo”.

Dona Olinda celebra 100 anos de vida e dedicação à missão.
Dona Olinda celebra 100 anos de vida e dedicação à missão.

Veja mais