Não Classificado

I Semana de Jornalismo no Unasp-EC

O curso, que foi desvinculado de Comunicação Social pelo Ministério da Educação, mostra seu nível de consolidação através do evento que reuniu alunos de todos os anos e palestrantes dos principais veículos de mídia no Brasil.

Texto: Redação

Palestras sobre temas pertinentes à profissão marcaram a primeira Semana de Jornalismo do Unasp-EC. O curso, que foi desvinculado de Comunicação Social pelo Ministério da Educação, mostra seu nível de consolidação através do evento que reuniu alunos de todos os anos e palestrantes dos principais veículos de mídia no Brasil.

Na segunda-feira, o doutor Armando Fávaro, editor-assistente de fotografia no jornal O Estado de S. Paulo realizou uma palestra sobre a percepção que o repórter deve ter a respeito dos acontecimentos que, porventura, venham se tornar notícia através das fotografias. Também aconteceram palestras com o jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo, maior jornal em circulação no Paraná, e com Franklin Valverde, ex-repórter da revista Veja e jornais como Folha da Tarde e Jornal da Tarde.

O que mais chamou atenção do estudante Renan Oliveira na primeira palestra foi a importância da fotografia para a construção de uma reportagem. “Um ponto que ressalto é como a fotografia tem poder sobre um determinado assunto. É interessante saber como um ângulo fora do comum pode fazer uma enorme diferença ao expor uma situação”, pontua.

O aspirante à jornalista também falou sobre a relevância de uma semana como essa para sua formação. “Acredito que todo tipo de conhecimento extra na área cursada só tem a agregar. A Semana de Jornalismo, agora reformulada, tem focado ainda mais no curso. Interação com nomes experientes no ramo é de grande valia”, afirma confiantemente.

Além das palestras, os estudantes também puderam participar de oficinas educacionais com professores do curso no período vespertino. Alguns dos temas tratados nas oficinas foram Radiojornalismo, Literatura Francesa e Jornalismo Cultural. 

Veja mais