Cultura e Ciência

Holambra recebe concerto da Orquestra Sinfônica do Unasp

A pianista internacional Victória Paulino de Souza terá participação especial no concerto “Canções de Conquista” A Orquestra Sinfônica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) irá apresentar o concerto “Canções de Conquista” em Holambra (SP). A apresentação será dia 28 de novembro às 20h no Centro Cultural e Eventos do município com entrada gratuita. […]

Texto: Glaydston Max

A pianista internacional Victória Paulino de Souza terá participação especial no concerto “Canções de Conquista”

A Orquestra Sinfônica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) irá apresentar o concerto “Canções de Conquista” em Holambra (SP). A apresentação será dia 28 de novembro às 20h no Centro Cultural e Eventos do município com entrada gratuita. No repertório estão Beethoven, Vaughan Williams, Barber, Bach e Mendelssohn. A pianista internacional Victória Paulino de Souza terá participação especial. A apresentação é uma parceria com a Secretária de Cultura da cidade e busca incentivar o gosto pela música clássica internacional.

É a primeira vez que a orquestra visita o município de Holambra. Para o repertório foram escolhidas músicas que revelam superação e conquistas. Entre as composições, destaque para Egmont de Beethoven e Adágio para cordas de Barber que devem abrir o concerto. Ainda está no programa a Sinfonia em ré maior de Bach, o Prelúdio “49 TH parallel” de Vaughan Williams e o Concerto para Piano e Orquestra Nº 1 em sol menor de Mendelssohn.

A regência será do maestro Jetro Meira de Oliveira. Ele está há seis anos à frente da orquestra, possui doutorado em Artes Musicais, regência e literatura musical pela Universidade de Illinois (EUA). Já regeu a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, a convite do maestro João Carlos Martins. A Orquestra Sinfônica do Unasp começou suas atividades em 1995 com um pequeno grupo de músicos na direção do regente Vandir Rudolfo Schäffer. Ao longo do tempo a orquestra se desenvolveu e atualmente conta com mais de 50 músicos.

Para o maestro essa é uma das performances da orquestra. “o repertório é o mais avançado já tocado num único concerto pela orquestra”, comenta. Jetro Meira de Oliveira ainda conta que a atração é uma oportunidade única em diferentes dimensões. “A comunidade tem poucas oportunidades de assistir a esse tipo de programação. O concerto é inédito também para a instituição e possui um valor inestimável, pois além de ser um projeto idealístico, a presença dos moradores, apreciadores da música, de professores e alunos permite uma experiência educacional e cultural incalculável”. Afirma.

Participação especial

O “Canções de Conquista” terá a participação especial da pianista internacional Victória Paulino de Souza. Nascida no dia 14 de abril de 2001 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Aos 4 anos de idade, já fazia aulas de violino e flauta transversal, aos 5 se apaixonou pelo piano e aos 8 já era concertista.

Já se apresentou na Casa de Música de Ouro Branco (MG), no projeto “Jovem Músico” em São João Del Rei (MG), e na série “Música no Museu”, no Rio de Janeiro (RJ). Victória foi uma das pianistas premiadas no IV Concurso Nacional Jovem Destaque, promovido em julho de 2010 pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no Rio de Janeiro(RJ). Em 2012 alcançou sua carreira internacional ao realizar concerto no O2 Arena de Berlim na Alemanha.

Victória Paulino de Souza já fez apresentações para mais de 100 mil pessoas em sua carreira, executando composições clássicas de Bach, Chopin e Beethoven.

Engenheiro Coelho

O concerto de abertura da turnê “Canções de Conquista” será apresentado no dia 25 de novembro às 20h no Auditório do Residencial Masculino do Unasp, localizado na Estrada Municipal Pastor Walter Boger, S/Nº, em Engenheiro Coelho (SP). A entrada é gratuita com classificação livre.

 

Veja mais