Acontece no UNASP

“Hoje começa uma nova chance de vida”, diz aluna que volta aos estudos 20 anos depois de formada

Aula Magna de Pedagogia do Unasp, na Unidade do Campo Limpo (SP), reforça a importância da continuidade nos estudos Longe do ambiente escolar por mais de duas décadas, Silvana Santos voltou do mesmo jeito que havia saído. Com um frio na barriga característico de alguém que está começando seu primeiro dia de aula, a estudante […]

Texto: Mairon Hothon

Aula Magna de Pedagogia do Unasp, na Unidade do Campo Limpo (SP), reforça a importância da continuidade nos estudos

Silvana encontrou na Unidade Campo Limpo do UNASP a oportunidade que faltava para voltar a estudar após 20 anos.

Longe do ambiente escolar por mais de duas décadas, Silvana Santos voltou do mesmo jeito que havia saído. Com um frio na barriga característico de alguém que está começando seu primeiro dia de aula, a estudante de Pedagogia chegou apressada para a aula magna do curso que começou nesta quarta-feira, 21 de fevereiro.

Aos 41 anos, com dois filhos e um emprego,  decidiu realizar um antigo sonho: cursar o ensino superior. Ela que já trabalha como auxiliar administrativo em uma escola resolveu encarar o desafio de voltar aos livros, mas agora como aluna. Mesmo como uma jornada dupla e as responsabilidades que a vida trouxe, ela vê com expectativa o futuro que sempre desejou.

“Nunca pude fazer meu curso superior por questões financeiras, primeiro foi a vez do meu esposo, depois dos meus filhos e eu sempre ficava para traz. Minha chefe até me incentivava a começar algum curso na área, já que trabalho em uma escola, mas sempre algo impedia. Estou emocionada com meu primeiro dia, a faculdade fica na esquina de casa, 2018 já começa muito bem”, enfatiza.

E essa vontade de recomeçar anda contagiando muitos outros ‘quarentões’. Só na unidade do Unasp Campo Limpo começam este mês os cursos de Pedagogia e Administração com sua maioria alunos entre 35 a 50 anos. Na unidade do bairro Vila Matilde, na zona leste da capital paulista, uma turma com mais de 30 alunos também começa a estudar Pedagogia este ano.

De acordo com dados do Inep, dos cerca de 7,1 milhões de universitários brasileiros, mais de 641 mil têm entre 40 e 59 anos. Segundo o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), nos últimos anos, o número de estagiários acima de 40 anos nas empresas cresceu 20% e hoje eles já são mais de 7 mil em todo o país.

“Comecei e não quero parar, depois que terminar Pedagogia, quero fazer uma pós-graduação na área e fazer algum curso técnico em desenho realista. Vou alinhar as duas áreas no processo de ensino para as crianças. Se a vida começa aos 40, só estou começando a viver”, comenta a estudante.

Alunos, corpo docente e gestores do UNASP Unidade Campo Limpo se encontraram para a primeira aula oficial.

Diretor de Desenvolvimento Espiritual do UNASP-SP, Antônio Braga, apresenta o PMDE 2018, “Descubra o Novo”.

 

 

 

 

 

 

 

Expansão Universitária

Durante a aula Magna do curso de Pedagogia, o reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, profº Martin Kuhn, ressaltou a importância de os estudantes entenderem os desafios de uma graduação a acreditarem na estrutura do Unasp durante esta trajetória.

Reitor do UNASP, Dr. Martin Kuhn.

“Fácil não será, uma jornada que começa hoje e só termina daqui a quatro anos, mas que trará um reconhecimento pessoal e profissional impagável. Meu sonho é que em cada escola adventista de São Paulo haja uma extensão do Unasp para que mais pessoas possam experimentar o que é ter o ensino superior. O Unasp é uma instituição grande e queremos crescer mais, levando o ensino de qualidade e as atividades curriculares para o dia a dia do aluno”.

Só este ano na capital paulista foram abertas duas unidades descentralizadas de ensino, sendo uma no Campo Limpo e a outra em Vila Matilde, mais os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda no próprio campus São Paulo, bairro do Capão Redondo. Por parte das avaliações do MEC, todos os 15 cursos tiveram um bom desempenho.

Diretor Geral do UNASP campus São Paulo, Dr. Douglas Menslin.

“O ensino superior brasileiro hoje passa por um momento de ajustes, temos muitas faculdades, mas que nem sempre oferecem ensinos práticos e com qualidade, segundo atesta o próprio MEC. O mercado busca do candidato mais que um diploma, mas experiências profissionais, uma segunda língua, envolvimento em projetos comunitários e de extensão universitária. É preciso uma formação integral da pessoa”, explica o professor Douglas Menslin, diretor do campus SP do Unasp.

Por isso ele atesta que a mesma grade de atividades que o campus matriz realiza, também vai acontecer nas unidades descentralizadas. “Queremos formar estudantes diferenciados para a sociedade, com metodologias modernas do curso e uma gama variada de atividades extracurriculares”.

Pastor Luis Carlos Araújo, presidente da Igreja Adventista na Zona Sul de São Paulo.

Para o presidente da Igreja Adventista na região Sul de São Paulo, pastor Luis Carlos Araújo, a parceria com o Unasp vai trazer mais qualidade de vida para toda região.

“Quando temos fiéis mais letrados, pessoas que estão buscando crescer na área profissional e intelectual, a igreja e toda a comunidade ganham. Temos cidadãos mais conscientes e críticos dos seus deveres e direitos, pessoas que buscam transformar sua comunidade para melhor. Que essa parceria entre Igreja e Unasp produza ainda mais bons frutos”, finaliza.

Veja mais