Impacto Social

Grupo de voluntários do UNASP atua em centro de influência na Jordânia

A equipe de 14 voluntários realizou ações como feira de saúde kids e escola bíblica de férias.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

Alunos e funcionários do UNASP, enviados pelo Centro de Voluntariado e Missão, participaram voluntariamente de um projeto especial na Jordânia, que teve como objetivo apoiar as iniciativas comunitárias já iniciadas na cidade de Madaba. As ações tiveram início no dia 27 de junho e se estenderam até 11 de julho, tendo como principal foco a ampliação do centro de influência local.

Voluntários contribuíram com a expansão do Centro de Influência local. Foto: Divulgação

A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem autorização do governo da Jordânia para trabalhar com estrangeiros e cristãos de outras religiões. Na sede apoiada pelos voluntários, o trabalho é conduzido por um casal pastoral nativo que também organiza as atividades do centro de influência, voltado ao amparo de crianças e adolescentes, como aulas de violão, aulas de inglês, reforço escolar, além dos clubes de desbravadores e aventureiros. 

Propósito e ação 

Durante o desenvolvimento do projeto, o grupo trabalhou com mais de 50 crianças e atuou em conjunto com um casal de brasileiros que é voluntário no país há seis anos. A equipe realizou ações como uma feira de saúde kids, na qual foram explorados os remédios naturais de forma lúdica, uma vez que estes ensinamentos não fazem parte da realidade cotidiana destes juvenis. 

Além disso, foi promovida uma escola bíblica de férias, por meio da qual os voluntários ensinaram às crianças histórias bíblicas que também estão presentes no Alcorão, livro que contém o código religioso, moral e político dos muçulmanos, cantaram com elas músicas cristãs e as ensinaram a orar. 

De acordo com o pastor Caio Conceição, líder do projeto e do Centro de Voluntariado e Missão, neste período muitas crianças tiveram seu primeiro contato com a pessoa de Jesus de acordo com a Bíblia, não com tradições ou opiniões familiares. “A oportunidade que os pais e avós não tiveram de conhecer o Jesus da Bíblia, aquelas crianças tiveram, através das histórias, das músicas, mas principalmente do nosso relacionamento”, expõe o líder.

O grupo fez ainda a doação de três violões elétricos para serem usados nas aulas, pintou as paredes do centro de influência e as marcações da quadra esportiva. No entanto, o líder enfatizou como o caráter relacional do projeto marcou uma impressão muito positiva na comunidade atendida.

“Nós fomos com o objetivo de ser Jesus para aquelas crianças, para que através do nosso rosto, dos nossos gestos, das nossas mãos e do nosso amor, elas pudessem passar a conhecer o Jesus que nós conhecemos”, explica o pastor.

Ação voluntária e a identidade adventista 

Equipe de voluntários envolvida no projeto.

A responsável pela capelania feminina do UNASP Engenheiro Coelho, Márcia Bispo, que também participou do projeto da Jordânia, explica que tais atividades voluntárias e a identidade adventista estão intimamente ligadas, porque a Igreja Adventista, mais que uma denominação, é um movimento profético que prega a volta de Jesus. 

Ela ressalta ainda a importância de incentivar os jovens a projetos como este. Segundo a capelã, este tipo de atividade “permite que o jovem tenha uma visão muito clara do grande conflito e isso o ajuda a desenvolver maior comunhão com Deus, maiores habilidades de convivência em comunidade, além do senso de utilidade e pertencimento.”

A aluna do curso de Psicologia, Gabriella Bortolini, conta um pouco sobre sua experiência no projeto: “Sair da minha bolha e do meu contexto é muito legal, porque posso crescer na experiência com Deus e ver que Ele não está só aqui na Igreja Adventista do Brasil, mas está em todo lugar. Eu acho que todo mundo deveria fazer voluntariado, para ter uma experiência com Deus, sair da zona de conforto e crescer como pessoa e como cristão.”  

Trabalho contínuo

O projeto da Jordânia começou em 2022 mas está programado para durar até julho de 2025. O grande objetivo nestes quatro anos de parceria é fazer a ampliação do centro de influência para que seja possível atender mais pessoas, além de  arrecadar doações para tornar este planejamento possível, uma vez que a moeda do país é muito cara em relação ao real brasileiro. 

O pastor Caio explica que paciência e adaptabilidade são princípios fundamentais no voluntário. A Jordânia oferece limitações para o avanço do evangelho, devido aos conflitos religiosos aos arredores do país, a realização de registros das ações é praticamente inviável. Por isso, ele diz que esta é uma localidade em que Deus trabalha em silêncio.

“Mas o Espírito do Senhor tem operado poderosamente no coração de crianças, jovens e adultos e nós temos que fazer parte desse movimento, é por isso que o UNASP adotou esse projeto, para que sejamos um instrumento nas mãos de Deus para que a obra Dele cresça naquele lugar tão desafiador”, conclui.

Projeto contou com feira de saúde kids e outros projetos para a comunidade.

Veja mais