Vida no Campus

Graduação promove semana de cultura Judaica

Durante uma semana alunos e professores se empenham em apresentar um pouco da cultura do Judaísmo com a Festa da Colheita.

Texto: Redação

Desde segunda, 29 de maio, está acontecendo no prédio do ensino superior do Unasp-Ht a Festa da Colheita, um projeto desenvolvido por alunos e professores de diferentes cursos de graduação, com o objetivo de promover a interação entre os alunos e o conhecimento sobre a cultura judaica.

O curso de Pedagogia da FAH/UNASP-HT oferece em sua grade curricular a disciplina de Gestão em Espaços Múltiplos e Diversificados, dentre os conteúdos que a disciplina engloba encontra-se o tema da Gestão de eventos culturais na escola, e foi a partir daí surgiu o interesse dos gestores em promover evento cultural específico sobre a cultura judaica. “Neste semestre, propomos aos alunos a possibilidade de ampliar o projeto de eventos, motivando a participação dos demais cursos de graduação, a fim de trabalhar a interdisciplinaridade. Foi aí que lançamos o projeto Festa Da Colheita”, descreveu a coordenadora do evento, Célia Oliveira.

Participação por curso

       Durante toda a programação, o evento conta com a ajuda de vários cursos. Os alunos do curso de Educação Física ficaram responsáveis pelas danças típicas que manifestam o espírito da cerimônia. Já o curso de Publicidade e Propaganda ficou responsável pela divulgação (convites, layout, mídia, etc.) e os alunos de Pedagogia assumiram a tarefa de organizar o evento, realizando pesquisas, ajudando na logística e outras atividades de gestão.

Para a aluna Juliana Vaz, o projeto tem sito muito significativo e bem produtivo, não só pelo fato de ter acesso a uma nova cultura, como também pela possibilidade de poder trabalhar em equipe. “Nós percebemos que sempre alguém tem uma ideia inovadora que muitas vezes você sozinha não teria. Uma equipe pensando junto enriquece e transforma o trabalho em algo muito melhor”, enfatiza a estudante.

Programação da semana

          A Festa da Colheita está sendo realizada durante toda a semana, no horário do intervalo. Na segunda-feira [29], houve uma exposição de “cantinhos” que caracterizavam cada uma das 7 festas judaicas. Terça-feira, [30] aconteceu apresentação de músicas típicas do Judaísmo com a participação de alguns alunos da Escola de artes. Hoje, [31] terá a exposição de uma mesa com grãos e outros produtos, além da apresentação dos alunos de Educação Física. O evento encerra amanhã, com um convite especial para os alunos participarem do Trote da Colheita, trazendo e doando agasalhos, calçados, cobertores para que a equipe dos Anjos Urbanos entregue para os moradores de rua.

 

Por Sabrina Oliveira 

Veja mais