Impacto Social

Gincana solidária ajuda clínica de recuperação

Gincana solidária da semana de oração do Colégio UNASP arrecada doações para ajudar entidades que atendem pessoas carentes de Hortolândia.

Texto: Glória Barreto

Um jovem entregando uma caixa de papelão com doações para uma aluna carregar
Momento de entrega das doações ca clínica de recuperação.

A Clínica Terapêutica Jeová Rafha recebeu na tarde de ontem, 02 de junho, doações de alimentos, roupas e produtos de higiene arrecadadas pelos alunos do Colégio UNASP Hortolândia. As doações são resultado da gincana solidária promovida durante a semana de oração, que aconteceu na última semana, onde as turmas foram desafiadas a fazer a diferença na vida da comunidade carente do município.

A gincana solidária entre salas do ensino fundamental II e ensino médio recebeu o nome de Projeto Casa e arrecadou em uma semana 5.462 peças de roupas, 1.789 agasalhos, 1.084 brinquedos e mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis.

Para o responsável pela semana de oração e idealizador da gincana, pastor Gustavo Cardoso, a participação maciça dos alunos foi inesperada e superou as expectativas, uma vez que a maioria ainda continua em aulas remotas e não está vindo presencialmente ao colégio.

“A gincana foi criada para incentivá-los a se unirem enquanto turma, criando o sentimento de pertencimento do colégio e da programação da semana de oração. E o mais importante, sensibilizou os alunos a ajudarem o próximo”, explicou Cardoso.

Jovens alunos e professores lado a lado  pousando pra foto
Equipe da pastoral e estudantes no dia da entrega de doações.

Semana de oração por nível

O Colégio UNASP Hortolândia realiza uma semana de oração por semestre. Nesta edição ela foi dividida em duas programações, a fim de adequar a mensagem à linguagem e idade de cada público de estudantes.  

Programação Outsider Teen, apresentada pelo pastor Stephan Max

Para o ensino fundamental II o tema escolhido foi Outsider Teen, apresentado pelo pastor Stephan Max. Já para o ensino médio o tema foi Heróis improváveis, e coube ao pastor Georges Moura abordar assuntos relevantes aos estudantes mais velho do colégio.

Programação Heróis improváveis, apresentada pelo pastor Georges Moura.

“Foi um desafio engajar os alunos para que assistissem e participassem da semana de oração on-line, porque juntos é uma festa, uma celebração, mas o on-line dificulta o projeto”, conta Cardoso.

Para vencer essa limitação, resultado da pandemia, a equipe da pastoral planejou uma programação bem dinâmica com concursos e desafios como: o concurso no Instagram da foto mais curtida, o Kahoot Challenge com perguntas e a Gincana Casa de arrecadação de doações.

Gincana Solidária

Nesta quarta a entrega de doações aconteceu na Clínica Terapêutica Jeová Rafha, mas os demais alimentos e objetos arrecadados serão entregues para outras entidades que atendem pessoas carentes do município.

Uma das turmas que mais arrecadou doações foi o segundo ano A do ensino médio. A representante da turma, Lívia Lira, explica o que motivou tamanho empenho. “No começo a turma estava animada por causa do prêmio da gincana, mas depois percebemos que o verdadeiro sentido era ajudar os que precisavam”, disse a aluna.

Veja mais