Profissão e Mercado

Vice-presidente apresenta Aula Magna no Unasp

General Hamilton Mourão fará palestra aberta para comunidade acadêmica em Engenheiro Coelho (SP) O vice-presidente da República do Brasil, general Hamilton Mourão, realiza nesta quarta-feira (21), Aula Magna no Centro Universitário Adventista de São Paulo em Engenheiro Coelho (SP). Ele irá apresentar a palestra “Os desafios para o futuro do Brasil”, que sintetiza uma análise […]

Texto: Leandro Oliveira

General Hamilton Mourão fará palestra aberta para comunidade acadêmica em Engenheiro Coelho (SP)

O vice-presidente da República do Brasil, general Hamilton Mourão, realiza nesta quarta-feira (21), Aula Magna no Centro Universitário Adventista de São Paulo em Engenheiro Coelho (SP). Ele irá apresentar a palestra “Os desafios para o futuro do Brasil”, que sintetiza uma análise do atual quadro brasileiro.

É a primeira vez que o vice-presidente visita a instituição e o município. O encontro aberto está sendo aguardado com expectativa, como afirma o diretor geral do campus universitário, Marcos Alves. “Será um momento marcante na história da nossa cidade, do Unasp e na vida dos nossos universitários. Receber uma autoridade revela a seriedade e compromisso do nosso trabalho em servir a sociedade com relevância através da educação”, comenta.

O encontro terá a participação da Orquestra Sinfônica e corais da instituição. O musical começa às 14h30, com entrada liberada a partir das 13h30. “Preparamos um musical que apresenta o universo multicultural que o Unasp está inserido para celebrarmos a chegada dos novos cursos na área de saúde na instituição”, destaca Alves. Todos precisam realizar credenciamento para acessar o auditório da palestra.

General Mourão

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, é natural de Porto Alegre (RS). Ingressou no Exército Brasileiro em 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), sediada em Resende (RJ). Três anos depois, em 1975, Hamilton Mourão foi designado aspirante-a-oficial da arma de artilharia.

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da escola de comando e estado-maior do Exército Brasileiro e do curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, concluiu os cursos Básico de Paraquedista, Mestre de Salto, Salto Livre e Guerra na Selva.

Durante a trajetória militar, ele foi instrutor da Aman, cumpriu Missão de Paz em Angola, foi adido militar na embaixada do Brasil na Venezuela e comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (RS).

Como Oficial General comandou a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (AM) e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre (RS). Foi Comandante Militar do Sul e Secretário de Economia e Finanças do Exército. O General Mourão foi também presidente do Clube Militar na cidade do Rio de Janeiro.

Após deixar a ativa, em fevereiro de 2018, filiou-se ao PRTB, iniciando assim sua carreira política. Nas eleições de outubro de 2018, foi eleito vice-presidente da República na chapa do presidente Jair Bolsonaro, posto que ocupa desde o dia 1º de janeiro de 2019.

 

Veja mais