Acontece no UNASP

Gamificação amplia oportunidades na área de comunicação

Assunto foi abordado durante palestra da Semana de Jornalismo e Comunicação Social no campus Engenheiro Coelho Quem nunca parou em frente ao computador ou celular para jogar? Quem nunca sonhou em estar no topo dos scores? Dentro da comunicação, a área que estuda e desenvolve o uso de técnicas de jogos para cativar pessoas recebe […]

Texto: Andressa Viana e Amanda Ferelli

Assunto foi abordado durante palestra da Semana de Jornalismo e Comunicação Social no campus Engenheiro Coelho

Quem nunca parou em frente ao computador ou celular para jogar? Quem nunca sonhou em estar no topo dos scores? Dentro da comunicação, a área que estuda e desenvolve o uso de técnicas de jogos para cativar pessoas recebe o nome de Gamificação. O tema foi apresentado pelo Design Gráfico, Ulisses Dantas durante a Semana de Jornalismo e Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

O Brasil conta com 75,7 milhões de jogadores de games, revelou levantamento feito pela consultoria Dreamhack Newzoo, elevando o país para a 13ª posição no ranking global. Números que chama atenção e despertam interesse no meio corporativo internacional. “No Brasil, ainda está começando a surgir interesse corporativo em startups. Mas é um mercado que tem tendência de crescimento muito mais robusto”, relata Dantas.

Ele também lembra que o sistema de gamificação pode ser levado para a “vida real”. Um exemplo é a prática empresarial, em que a disciplina pode ser aplicada de forma “diferente e divertida” através do método.

Outro ramo da gamificação é a roteirização dos enredos de jogos eletrônicos. “Quando se começa um processo de game, deve-se pensar em tema, roteiro, e buscar trazer histórias que despertem gatilhos emocionais para que a pessoa se apegue ao jogo e à narrativa. Esses incentivos o tornam mais relevante e interessante”, explica.

O assunto despertou interesse em discentes e professores presentes durante a Semana de Jornalismo e Comunicação Social. A professora e doutora, Lizbeth Kanyat ressalta a relevância mercadológica do tema abordado. “A palestra foi proveitosa para os três cursos participantes. Além disso, acredito que a clareza de Dantas despertou interesse dos alunos à uma tendência de ponta do mercado”, afirmou.

O palestrante

Ulisses Dantas é formado em Design gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi e trabalha na Kludo – uma startup brasileira que desenvolve soluções de gamificação para o mundo corporativo na área de produção de games, com foco em programação.

 

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