Notas Formatura

Formatura do Ensino Médio do Colégio UNASP traz emoção e alegria

O evento contemplou as formaturas para o Ensino Médio convencional e para o Ensino Médio High School.

Texto: Giovanni Manzolli

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio UNASP campus Engenheiro Coelho celebraram, nesta quarta-feira (15), a cerimônia de colação de grau de sua formatura, que ocorreu na igreja do campus. Este é um momento em que a alegria se destaca, assim como a emoção pelos caminhos que se distanciam nos próximos anos.

Familiares, amigos, docentes e administradores da instituição prestigiaram os formandos. O evento contemplou as formaturas para o Ensino Médio convencional e para o Ensino Médio High School, que oferece uma formação bilíngue (inglês), além de um diploma internacional para os formados. Muitos dos momentos e discursos referentes ao High School foram proferidos em inglês. 

Formatura do Ensino Médio foi emocionante e alegre.

“Esses alunos do High School escolhem o caminho mais difícil. Eles escolhem fazer matérias que são pesadas, fazer 7 horas de uma matéria que não é a língua materna. Eles são vencedores. Não importa o que eles fizerem na escola, o que eles escolherem de profissão. A carga linguística e de cultura que eles carregam é para a vida toda”, assegura Dianne Martini, professora do programa High School do Colégio UNASP de Engenheiro Coelho.    

Pais, professores e alunos foram homenageados por meio de discursos feitos pelos próprios alunos, durante a programação. A música também esteve presente por meio de uma performance vocal feita pelos formandos. 

Caroline Lazaro cursou todo o Ensino Médio no UNASP. A formanda gostou tanto que pretende fazer também o ensino superior na instituição, estudando Arquitetura. “Tem muita coisa para a gente se envolver. É coral, grêmio, eventos, pessoas que conhecemos, tudo isso me marcou muito”, conta a estudante de 17 anos. 

Além dos gestores do próprio UNASP, esteve presente na formatura o líder da Rede Adventista de Educação para toda a América do Sul, pastor Antônio Marcos. “A educação Adventista, no nosso país há 125 anos, faz um trabalho que extrapola números e letras. Nós queremos que eles (formandos) sejam pessoas com princípios e valores, com características de caráter nobre, ilibado, que vão fazer com que eles utilizem o conhecimento para que sejam pessoas orientadas para o serviço ao outro”, esclarece Marcos.  

“O sentimento é de gratidão total, porque eles são vencedores. Eles tiveram que se adaptar durante todo esse processo do Ensino Médio devido à pandemia. Se a gente parar para pensar, essa é a fase mais legal da nossa vida e eles viveram a maior parte longe dos amigos, da sala de aula e dos professores. Mas a gente está aqui hoje, para comemorar a vitória que vale por 10”, comenta Henrique Romaneli, diretor do Colégio UNASP. 

Ao final da cerimônia os três alunos com o melhor desempenho acadêmico e as melhores notas durante o ano de 2021 foram premiados. Para conferir a programação no YouTube e ter acesso as fotos da cerimônia. 

Veja mais