Formatura de Comunicação Social e Jornalismo inclui inovação digital na celebração

Notas Formatura

Escrito por

Ana Clara Silveira

Publicado em

13 dez 2020

Crédito imagens

AICOM

Formanda de Jornalismo com docentes.

Os formandos de Comunicação Social e Jornalismo celebraram a conquista do diploma na igreja do campus Engenheiro Coelho ontem à noite (12). Ao todo, 49 estudantes estiveram presentes e outros 12 encerraram as atividades da Graduação de maneira online. Após quase um ano de atividades remotas, os alunos puderam se reencontrar e comemorar a vitória mesmo em um ano atípico.

Além dos discursos, o batismo da formanda em Jornalismo, Mariana Avanzzi, representou uma superação. “Ao longo desses quatro anos passei por momentos difíceis. Decidi compartilhar essa decisão com minha turma. A Graduação me causa muito felicidade, mas ter Deus guiando nossos passos, abrindo portas é muito melhor”, comemorou.

Distância superada

Muitas famílias viajaram de outros estados para acompanhar os formandos. Laysa Blenda celebrou a presença dos pais e irmão que vieram de Sergipe. “Eu não estaria aqui se não fosse pela minha família. Ter eles aqui é um presente e o ápice de tudo que passei. É a confirmação de uma celebração”, afirma.

Para o pai da formanda, Valdson de Jesus, “os pais se realizam mais nos filhos do que neles mesmos e cada conquista dos filhos tem um valor inigualável”, disse. Ele acrescentou que estar inserido em outro ambiente para ver a conquista da filha é um momento ímpar.

Os amigos que não puderam estar presentes acompanharam a cerimônia por meio da transmissão no Youtube. Mesmo distante, Deborah Cardoso acompanhou o evento de forma online e afirma que esteve “muito animada e orgulhosa da amiga e irmã Laysa”.

No caso de Rafael Cardoso, formando em Rádio e TV, não foi possível estar presencialmente por conta do cuidado com as avós que fazem parte do grupo de risco da COVID-19. No entanto, acompanhou a programação online e comemorou em família.

“ O sentimento é de agradecimento aos pais e família, e também nostalgia por todo o tempo de aprendizado nos quatro anos de curso que ofereceram muitas oportunidades de carreira”, afimou Rafael. O formando ainda acrescenta que pretende seguir com o trabalho e outras atividades missionárias nos anos seguintes.

Novas possibilidades

Apesar das mudanças em virtude da pandemia, todas as atividades da instituição foram mantidas de maneira remota. Para o ano de 2021, o UNASP vai oferecer Jornalismo e Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na modalidade EaD. Segundo o coordenador do curso, Rodrigo Follis “o Unasp tem um desafio no pós pandemia de continuar relevante”. Ele acredita que é preciso atender as multifacetas do aluno e se reinventar.

“É preciso continuar aliando a modalidade presencial a tecnologia. Além disso, usar o Ead para atingir uma grande massa e o presencial para atender a outra demanda. É preciso reaprender como será a comunicação a partir de agora e formar profissionais prontos para o novo mundo”, concluiu.

O UNASP busca oferecer experiências para a vida e, sobretudo, princípios e valores além do ensino. A formatura encerra o ciclo dos comunicadores e abre oportunidades de atuação no mercado de trabalho.