Notas Formatura

Formatura de Administração encerra ciclo de colações de grau do Ensino Superior

Professor Robinson Panaíno, que atuou por 36 anos na instituição, foi homenageado.

Texto: Franciele Borges

O ciclo de formatura do Ensino Superior do UNASP foi encerrado com a colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Foram três noites de festa, emoção, celebração e festejo por parte dos convidados dos formandos e lembranças dos anos vividos na faculdade. Cada expressão de alegria e regozijo foi comemorada em conjunto.

Formatura de Administração encerrou o ciclo de colações de grau.

A oração inicial foi feita pelo doutor Afonso Ligório Cardoso. O Reitor doutor Martin Kuhn fez a abertura oficial da cerimônia. “Minhas calorosas boas vindas aos que estão nesse auditório. É uma noite de celebração e reconhecimento. Estamos muito felizes, preparamos nossa escola desde o jardim até este templo.” 

O curso de Administração teve a satisfação de entregar ao mercado de trabalho 14 formandos. Ao longo dos quatro anos desafios e alegrias foram compartilhados entre os colegas. Alguns alunos perceberam que todas as experiências vividas foram importantes para o crescimento na carreira que é essencial para a criação de negócios. Gabriel Assunção percebe que “o curso de administração trouxe uma visão ampla sobre gestão, mercado e negócios que mudou minha vida. No começo pensei que tinha muito a aprender, mas no decorrer do curso vi que tinha muito mais ainda.”

Em seu discurso, a formanda Rachel Rodrigues Pancirolli disse que “a maior lição que existe é reconhecer o privilégio de se formar. Os nossos sonhos em pé e o que fez que continuássemos foi a conexão.”

Quatro anos são suficientes para a intensificar o compartilhamento de conhecimento entre Assunção e os docentes. “Muitos professores me marcaram bastante, como o Sílvio e o Modro. Foram verdadeiros mestres que contribuíram diretamente para minha formação e, sem eles, esse momento de agora não seria possível.”

O professor doutor Wilton Moisés Modro discursou para a sua turma. Em sua mensagem, ele envolveu exemplos, frases de pensadores que motivou reflexão: “ Desejo que vocês tenham uma vida cheia de êxito e realizações. Eu desejo para vocês que sejam administradores da mudança. Então, o contexto que desejo é que decidam motivar, criar e que a cultura base da empresa de vocês seja as pessoas. Precisamos atribuir a elas o que robôs não são capazes de fazer. Vocês têm uma ferramenta enorme na administração. Achem os caminhos que proporcionem a vocês o melhor da vida profissional e pessoal.”

Por fim, o professor Robinson Panaíno foi homenageado pelo doutor Afonso Ligório. Ele participou da sua última formatura. Foi o primeiro mestre no campus Engenheiro Coelho e por cerca de 40 anos dedicou suas habilidades acadêmicas para a Instituição Adventista. ““Se todos os princípios que foram ensinados aqui no UNASP forem seguidos, o Brasil será muito melhor”, ressalta Panaíno.

O UNASP se alegra com a conquista de todos os alunos que alcançaram a colação de grau. Vários contextos circundaram os estudantes de várias regiões do Brasil e até os estrangeiros que receberam a oportunidade de obter um bacharelado. Desafios, abnegação, saudades não foram suficientes para a desistência do tão sonhado diploma. 

Veja mais