Notas Formatura

Colação de grau celebra 5 mil alunos formados desde 1968 no curso de Enfermagem do UNASP

Em 2021, 25 novos profissionais de saúde receberam o diploma da 53° turma da instituição, em programa que celebrou a graduação de três cursos

Texto: Stephanie Passos

Na manhã deste domingo, 12 de dezembro, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), na zona Sul da capital, celebrou a colação de grau de 57 formandos dos cursos de Biologia, Enfermagem e Fisioterapia. No programa, os alunos formados relembraram momentos especiais dos cursos e receberam o certificado de conclusão.

Perseverança, amor, conhecimento, paciência, fé e gratidão foram as palavras que deram o tom da mensagem do paraninfo da turma de Enfermagem de 2021, o Doutor Oswaldo Almeida de Azevedo, que pontuou o papel dos profissionais e apresentou uma mensagem de esperança aos formandos.  

Composta por 25 graduandos, a 53° turma do curso de enfermagem da instituição celebrou 5 mil alunos formados no curso desde 1968. A paraense Camila da Paula foi uma das formandas de 2021 que, seguindo os passos da família, escolheu a enfermagem como missão para a vida. Vinda do Sul do Pará, da cidade de Xinguara, sempre teve o sonho de estudar na instituição, o que lhe abriu muitas portas.

“Fiz estágio em setores de vários hospitais e pude ver como funciona em cada área, mas me encontrei na saúde pública, onde você tem um maior contato com as pessoas e a possibilidade de ensinar sobre a saúde. No interior, muitos profissionais de saúde não são capacitados, sendo assim, vou levar esse conhecimento e aprendizado para a minha cidade natal”, explica Camila.

Alunos formados comemoram momento de conquista.
Os estudantes compartilharam com familiares e amigos o sentimento de gratidão.

Em seu discurso de formatura, a oradora da turma de Enfermagem, Tatiane Batista, apontou uma das principais mudanças ocorridas em sua vida e o papel do profissional no dia a dia. “Você muda quando entende que precisamos de empatia e simplicidade para cuidar da saúde do outro, e o que ele mais precisa é ser ouvido.  Essa evolução faz parte do que decidimos ser hoje, enfermeiros”, afirma.

“Para nós é uma vitória, tanto do aluno quanto do corpo docente que contribuiu para essa formação. Uma das coisas que temos, não como marca de um curso, mas como instituição, é a excelência do ensino. Temos certeza de que entregamos para o mercado profissionais mais do que capacitados para a prática clínica”, ressalta o coordenador do curso de Bacharelado em Fisioterapia, Abraão Quadros.

O Estudo da Vida

A Biologia é o estudo das diferentes formas de vida e foi isso o que motivou Bruna de Oliveira a cursar Ciências Biológicas no UNASP. Natural de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, a graduanda explica que aprendeu a cuidar ainda mais de si e de outros seres vivos com o curso. “Acredito que estudando a vida você consegue compreender este presente que Deus nos deu. Esta é a realização de um sonho, algo que a gente espera desde que iniciamos na universidade. Estou muito feliz com essa conquista”, comemora.

O curso de Ciências Biológicas, bacharelado e licenciatura, há mais de 30 anos prepara profissionais para o mercado de trabalho e para o campo de pesquisas em renomadas instituições de ensino, nacionais e internacionais.

Capacitação prática

Preparar profissionais e capacitá-los com a prática clínica é apenas um dos diferenciais da instituição, que dispõe de uma Policlínica Universitária instalada no campus da capital paulista. Com encaminhamento via Sistema Único de Saúde, o SUS, a unidade realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês. “É uma prática que os alunos formados têm no campo de estágio e o UNASP dispõe para a comunidade com serviços de reabilitação em áreas como Ortopedia, Traumatologia e Neurologia – infantil e adulto, ou seja, um serviço bem completo de reabilitação”, explica Quadros.

Para encerrar o programa, o reitor da instituição, o pastor Martin Kuhn, parabenizou os formandos pela superação de diversos obstáculos e celebrou a conquista do diploma de ensino superior. 

Veja mais