Formandos apresentam TCCs no Enaic

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

10 nov 2014

No último domingo, 09, ocorreram as apresentações dos trabalhos acadêmicos científicos no Encontro Anual de Iniciação Científica, Enaic, no Uansp-EC. Os participantes começaram a expor seus trabalhos nas salas de aula do prédio do Ensino Superior às 08h e encerram por volta do meio dia.

O evento tem como principal objetivo abrir espaço para a divulgação dos resultados de pesquisas feitas por professores e alunos do Unasp ou de qualquer outra instituição de ensino superior. Anualmente, a comunidade universitária se reúne para prestigiar as produções científicas por meio de apresentações oral, resumos, Power Point e pôsteres.

O estudante de Tradutor e Intérprete, Eduardo Neto, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, no Enaic. “Este momento é muito  importante para os alunos do Unasp-EC, pois é ali que nós adquirimos experiência com nossos trabalhos”, opina. Neto abordou em seu artigo como a tradução de seriados humorísticos é feita de uma língua para a outra. De acordo com ele, “o objetivo era mostrar como as piadas feitas em seriados de humor americanos são traduzidas sem perder a sua originalidade”. Em sua sala, cerca de 25 pessoas o prestigiaram e também apresentaram seus respectivos trabalhos.

A aluna Jéssica Abreu, matriculada em Letras, também apresentou seu TCC que aborda a Fonética e a Dialetologia da Língua Portuguesa. Após a banca com os avaliadores, Jéssica se sente mais segura e revela: “O fato de ter professores capacitados avaliando, dá ao aluno uma noção do que pode aprimorar no seu trabalho”. No caso dela, a nota do seu artigo será somada à nota do TCC, que será apresentado em dezembro.

Em geral, os alunos tiveram 15 minutos para apresentar suas produções e foram avaliados de acordo com a postura física e oratória, domínio do conteúdo e o recurso usado para expor o trabalho.