Vida no Campus

Festival de Artes do UNASP promove produções autorais de alunos

Evento completou as artes cênicas, artes plásticas, a sétima arte (cinema), a literatura (poesias e cordéis) e a música.

Texto: Giovanni Manzolli | Edição: Theillyson Lima

Festival de Artes trouxe talentos entre os alunos.
Artistas fizeram obras durante o culto

Um sábado à tarde. O lugar é novo e as pessoas desconhecidas. Rebeca Resende, de 19 anos, se perguntava: porque estou fazendo o que estou fazendo. Ela havia acabado de transferir sua matrícula no curso de Psicologia do UNASP campus Hortolândia para o campus Engenheiro Coelho. Sem ter amigos no primeiro dia em que estava no campus, a garota decidiu retratar os pensamentos daquele momento por meio de seu passatempo favorito: desenhar. 

As linhas traçadas pela ponta do lápis foram ganhando forma com riqueza de detalhes. Um pequeno pássaro empoleirado em um galho de árvore foi a forma que Rebeca encontrou de representar uma certeza em meio a tantas dúvidas. A inspiração veio do verso bíblico que está no evangelho de Mateus 6:26: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”. Os desafios dessa nova fase acadêmica eram totalmente desconhecidos, mas a certeza do cuidado de Deus estava presente. 

Esse desenho tão simbólico para Rebeca pode ser contemplado por todos os alunos do internato do UNASP de Engenheiro Coelho no Festival de Arte UNASP 2021. O evento promovido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Espiritual, Comunitário e Estudantil, contou com a participação de diversos estudantes da instituição que puderam expor suas produções artísticas durante a mostra. 

“Quando você experimenta de verdade a arte, você entende que ela é puramente uma expressão do que você tem a oferecer às pessoas. É você dar o seu coração para alguém”, conta Resende. 

O festival

As atividades tiveram início no dia 19 de novembro e foram até dia 21 do mesmo mês. Além de cultos e palestras que relacionaram a arte e a religião, no domingo (21), foi realizada uma exposição de 5 gêneros artísticos ao ar livre. Foram contempladas as artes cênicas, artes plásticas, a sétima arte (cinema), a literatura (poesias e cordéis) e a música.

O culto de sexta-feira (19) contou com apresentações musicais. Durante o sermão do pastor Allan Novaes, 6 alunos do campus produziram pinturas que retratavam o assunto abordado na pregação. 

No sábado (20), foi realizado o Teologia com Laranja. A programação buscou promover uma interação entre o palestrante e os ouvintes. O evento foi presencial e aconteceu na Igreja das Árvores. Enquanto ocorria a discussão, foram servidas laranjas aos espectadores, cultivadas no próprio campus. 

No domingo (21), o festival contou com a exibição das peças artísticas produzidas pelos alunos, como pinturas, textos e poesias, teatro, e etc, trouxe a oportunidade de divulgar novos talentos, além de promover workshops de cada gênero artístico. Um culto na Igreja do UNASP encerrou as atividades no domingo. O Ministério Dramart apresentou peças teatrais que abordam a relação do ser humano com Deus. 

“Aqui a gente consegue ensinar uma nova geração a importância de valorizar a arte e como isso toca, de várias maneiras, o ser humano, para que ele possa ser melhor para Deus, junto com sua comunidade. Então esse é um grande momento”, comenta Binho Oliveira, Diretor de Desenvolvimento Espiritual do campus Engenheiro Coelho. 

Keylene Ebinger escreve poesias desde os 15 anos. Suas inspirações são grande escritores brasileiros como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Clarice Lispector. “Eu venho de uma família que fala bastante. Isso é uma coisa com a qual eu não me identifico. Eu sou mais de escrever e a poesia é um lado meu que eu quis desnvolver”, conta a estudante de 20 anos, do curso de Psicologia. 

“A fase universitária é uma fase de ebulição cultural, intelectual, emocional e espiritual. A arte tem tudo a ver com a cultura universitária porque ela consegue transmitir as ideias, sensações e sentimentos que o universo das letras, da ciência e o universo intelectual não consegue”, observa Allan Novaes, Pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional do UNASP e um dos organizadores do eventol. 

O Festival de Artes UNASP deverá ter novas edições nos próximos anos, que serão realizadas nas cidades vizinhas ao campus Engenheiro Coelho. 

Veja mais