Impacto Social

Feira de saúde do UNASP mobiliza comunidade

A atividade é realizada periodicamente por estudantes e profissionais que oferecem atendimento para as comunidades da região

Texto: Thaís Fowler

No último domingo (3) o UNASP, campus São Paulo, realizou a Feira de Vida e Saúde na Igreja Adventista do Sétimo Dia da Cohab. O evento foi aberto à comunidade e foram realizadas atividades e orientações para a prevenção da saúde dos participantes. 

A Feira Vida e Saúde é um projeto de extensão institucional que envolve os cursos de graduação com objetivo de promover melhoria no estilo de vida da comunidade local, através da prática dos oito remédios naturais. Também é uma oportunidade de aproximar os alunos da comunidade, favorecendo a troca de saberes e o senso de missão.

Ao todo mais de 100 pessoas foram atendidas no local, totalizando 960 procedimentos realizados. “Tivemos a participação de 35 alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biologia, Psicologia e Mestrado em Promoção da Saúde. Além de promover saúde através das orientações dos oito remédios naturais a Feira de Saúde realiza a capacitação técnica com a comunidade local para a continuidade do projeto”, afirma Evellin Muller, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia.

Para a aluna Elisa dos Santos, estudante do curso de Enfermagem, a Feira de Saúde é um evento muito empolgante. “Eu gosto muito de participar desse projeto, essa não é a minha primeira vez aqui, já estou participando pela sétima vez. O que eu mais gosto de realizar aqui é explicar os benefícios dos oito remédios para as outras pessoas, isso me faz muito bem”, compartilha.

Atividades da Feira

A Feira de Saúde conta com nove stands e diferentes temas, baseados nos oito remédios naturais. Todo o circuito é planejado para oferecer informações importantes relacionadas a saúde e bem-estar. Primeiramente, os participantes recebem as orientações sobre as práticas dos oito remédios naturais, avaliação de composição corporal, glicemia, verificação da pressão arterial e fluxo respiratório. Realizam circuito de atividades físicas, dinâmicas sobre alimentação saudável, massagem, rotina para higiene do sono, apoio espiritual para realização de mudanças no estilo de vida.

Os 8 remédios naturais

Os oito remédios naturais é uma prática ensina pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Se adotados esses ensinamentos eles restauram o equilíbrio do organismo, favorecendo o bom funcionamento dos diferentes sistemas. O resultado é saúde física e mental.

Alimentação: A alimentação completa evita diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Exercícios físicos: Os benefícios dos exercícios físicos são melhora a flexibilidade corporal, melhora o condicionamento muscular, aumenta a saúde óssea, redução e alívio de ansiedade, reduz colesterol e melhora a qualidade de vida.

Água: A ingestão de água está associada com o bem-estar geral e a saúde física e mental.

Luz solar: A luz solar promove a síntese e aproveitamento da vitamina D, melhora o humor e combate a depressão.

Temperança: Poucos sabem o significado dessa palavra, ter temperança é evitar o que é prejudicial a saúde e consumir com sabedoria o que saudável e nutritivo.

Ar puro: O efeito do ar puro e fresco é fazer com que o sangue circule de maneira saudável através do organismo, acalma os nervos e estimula o apetite.

Descanso: O sono regular está relacionado com o desempenho cognitivo, produtividade, saúde física e emocional, diminuindo estados depressivos, ideação suicida e acidentes.

Confiança em Deus: A confiança em Deus melhora a saúde física, mental e comportamental. Melhora os níveis de ansiedade, melhora estilo e qualidade de vida.

Veja mais