Acontece no UNASP

FAT organiza primeiro Teolori do UNASP campus Engenheiro Coelho

O evento, voltado para estudantes de Teologia de todos os anos, focou na importância do ministério dos Desbravadores e Aventureiros para o fortalecimento da Igreja.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

A Faculdade de Teologia (FAT) promoveu o primeiro Teolori no último fim de semana, com investidura de líderes para o ministério dos Desbravadores, palestras, acampamento, atividades na mata e um batismo. O evento, voltado para os estudantes de Teologia do UNASP campus Engenheiro Coelho, contou com a participação dos pastores líderes do estado de São Paulo e do diretor do departamento de Desbravadores e Aventureiros da sede administrativa da América do Sul, pastor Udolcy Zukowski.

Teolori envolveu alunos de Teologia do UNASP.

Programações 

A abertura do evento aconteceu na sexta-feira (6) a noite. Neste momento da programação, sucedeu a entrada das bandeiras e todos cantaram os hinos, nacional e dos Desbravadores e proferiram o lema deste ministério. Além disso, foram realizadas as investiduras de líder para o ministério dos Desbravadores, dos integrantes das unidades sediadas no UNASP.  

O diretor do departamento de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Udolcy Zukowski, passou a mensagem da noite e concluiu o primeiro momento do evento com o batismo da desbravadora Yasmim, de 14 anos.

No sábado à tarde, foram realizadas uma série de palestras aos estudantes, voltadas para a importância da manutenção do ministério de Desbravadores e Aventureiros para o fortalecimento da igreja em que futuramente poderão ministrar. Posteriormente, divididos em grupos, todos foram dirigidos a áreas verdes para a prática das especialidades características destes clubes. 

No sábado à noite o pastor Udolcy entrevistou o pastor jubilado José Maria, que foi líder do ministério em questão e em seguida foi promovido o fogo do conselho, um momento de discussão dos desbravadores com seus líderes sobre instruções bíblicas. Em seguida, os participantes passaram a noite em barracas armadas no gramado do campus e na manhã de domingo, o cross, uma série de atividades de agilidade em meio à mata e a trilhas de terra, encerrou o evento.

A importância do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros 

Segundo o pastor Udolcy Zukowski, os clubes de Desbravadores e Aventureiros são ferramentas evangelísticas de alta qualidade. 

“É um ministério para a salvação de nossas crianças e adolescentes e nós, no teolori, aproveitamos para que todos os teologandos tenham uma visão dessa filosofia, o menino entra pro clube e acaba se entregando para Jesus, ele vem por causa de aventura, amizade, atividades de superação, mas junto com tudo isso nós mostramos um jeito feliz de viver com Cristo”, afirma. 

O pastor Zukowski ressaltou ainda que o ministério de Desbravadores e Aventureiros é hoje o que promove o maior número de batismos para a Igreja, alcança juvenis e muitas vezes, também os seus pais. A partir disso, ressalta-se a importância do envolvimento, desde já, dos futuros pastores nestes clubes. 

O pastor Helio Bochnie, departamental de Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Central da IASD, salientou a relevância do incentivo à participação neste ministério, daqueles que estão se preparando para serem ministros, pois isso os ajuda no processo de desenvolvimento para sua futura atuação pastoral.   

“Quando estiverem no ministério eles usarão muito esta ferramenta, uma vez que ela tem ajudado muitas pessoas, tanto dentro, mas principalmente fora da igreja, pois ajuda no desenvolvimento das crianças da comunidade, mas principalmente no conhecer a Cristo”, expõe.

Já o departamental MDA da missão unaspense e diretor do Clube Ministry de Desbravadores do UNASP, Gabriel Garcia, destaca o valor deste departamento para a preparação de líderes. “Este campori para teologandos tem o objetivo de fazer cada futuro pastor entender a importância deste ministério para a formação de novos líderes na Igreja e de novas gerações para o reino de Deus.”

A questão do conhecimento de Cristo e preparação de novos líderes por intermédio do clube, pode ser ilustrada pela história do estudante do terceiro ano de Teologia, Gabriel Harisson, que  participa deste ministério há 8 anos.

“Sem o clube eu não teria tido contato algum com o evangelho, venho de um lar sem religiosidade. Através dos desbravadores eu pude encontrar o propósito de Deus para minha vida e aprendi que devo ser um servo de Deus e amigo de todos, e que meu objetivo de vida é salvar do pecado e guiar no serviço cada criança e adolescente por quem eu for responsável”, declara. Segundo Gabriel, ser um desbravador não é um hobbie, mas um estilo de vida.

Veja mais