Não Classificado

Extensão Universitária: educando e servindo

A Extensão Universitária é um setor do Unasp-EC que tem atuação abrangente na vida acadêmica de servidores e alunos.

Texto: Redação

A Extensão Universitária é um setor do Unasp-EC que tem atuação abrangente na vida acadêmica de servidores e alunos. O departamento tem como principal objetivo incrementar o processo educativo, cultural e científico em favor da comunidade interna e externa do campus. Seu papel é viabilizar projetos que ajudem os alunos enquanto acadêmicos a serem bons profissionais e ajudar pessoas em suas necessidades sociais.

Os projetos da Extensão Universitária são desenvolvidos de forma planejada, com objetivos e periodicidade definidos, vinculados aos programas institucionais. Os estudantes do Unasp que participam dos projetos de extensão são avaliados ao longo da graduação de maneira formal, pelo professor da disciplina Formação Profissional, respectivamente. Todas as atividades realizadas pelos alunos, de qualquer curso, podem ser contabilizadas como horas complementares no fim de cada semestre.

Ao longo dos anos, o Unasp tem recebido eventos por meio da Extensão Universitária, tais como: Congressos, Conferências, Palestras, Seminários, Oficinas, Simpósios, Fóruns, Painéis, Mesa Redonda, Lançamento de livros, Exposições, Festivais, entre outros.  Esses, são voltados aos alunos. Para a comunidade, tanto interna quanto externa, são realizados projetos como: “Mutirão de Natal”, “Menos Fome , Mais amor”, “Imposto de Renda Para a Comunidade”, “Doe Sangue”, “Informática Para a 3ª Idade”, “Dia da Responsabilidade Social”, “Comitê Regional de Desenvolvimento Rural”, “Simpósio Universitário”, “Enaicon” e “Enaic”.

“Quando atendemos a população mais carente, ampliamos nosso campo de visão sobre como todos realmente vivem”, conta Maria Zimmermam, estudante do Unasp. Para ela, o contato com a comunidade permite uma troca de conhecimento, somando com o aprendizado em sala de aula.

Veja mais