Exercícios ao ar livre apresentam mais benefícios, afirma pesquisa

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Redação

Publicado em

20 ago 2014

Praticar exercícios físicos em lugares abertos pode ser mais saudável e eficiente do que praticá-los entre quatro paredes. Um estudo realizado na Universidade de Glasgow com mais de 2 mil pessoas, apontou que correr, andar de bicicleta ou caminhar em áreas verdes diminui consideravelmente os níveis de stress, tensão e depressão. De acordo com a pesquisa, apenas 5 minutos de exercícios junto à natureza podem melhorar o humor, a autoestima e concentração.

Para o professor de Educação Física, Eduardo Pereira, o ambiente proporcionado pelo campus possui diversos benefícios. “Aqui no Unasp nós contamos com pistas de caminhada, onde os alunos podem fazer cooper e andar de bicicleta. O estudante encontra várias opções para se exercitar ao ar livre”, afirma. Pereira também destaca a importância do acompanhamento de um preparador físico. “Para quem está começando agora, é muito importante contar com a orientação de um preparador físico, pois muitos exercícios são feitos de maneira incorreta”, explica.

Além das pistas de caminhada, o campus possui uma academia ao ar livre, mais conhecida como Street Workout e tem ganhado muitos adeptos. O Street Workout consiste em executar exercícios calistênicos, ou seja, somente com o peso do corpo, utilizando-se de poucos ou nenhum equipamento, diferentemente das academias.

Parques e praças públicas costumam ser os ambientes ideais para a prática do esporte, trazendo interação ao ar livre e bem estar aos adeptos.

Thiago Lira, estudante de Engenharia Civil fala sobre as vantagens e benefícios do Street Workout. “Faz cinco meses que faço cooper e Street Workout e está sendo excelente para mim. Além de estar em meio a natureza, tenho a possibilidade de interar mais com as pessoas que praticam a modalidade”, relata.