Acontece no UNASP

Estudantes apresentam Noite Literária com o tema Amor

Poesias, músicas, encenações e coreografias preencheram a noite do último domingo, 28 de abril, no prédio escolar do Unasp Hortolândia. Isso porque, os alunos formandos do Ensino Médio apresentaram uma Noite Literária com o tema: Entre Travessias e Amores. A Noite Literária originalmente foi inspirada nos encontros, de jovens poetas do final do século XVIII […]

Texto: Glória Barreto

“Entre Travessias e Amores” foi o tema da Noite Literária, apresentada pelos formandos do ensino médio.

Poesias, músicas, encenações e coreografias preencheram a noite do último domingo, 28 de abril, no prédio escolar do Unasp Hortolândia. Isso porque, os alunos formandos do Ensino Médio apresentaram uma Noite Literária com o tema: Entre Travessias e Amores.

A Noite Literária originalmente foi inspirada nos encontros, de jovens poetas do final do século XVIII para o século XIX, em cafés e lanchonetes, daí o nome Café Literário. Na época, o encontro que consistia no hábito de tomar um lanche e recitar poesias na companhia de amigos, compartilhando suas produções.

A professora responsável pelo projeto no Unasp Hortolândia, Hildeane Santos, explica que o programa que os alunos produzem é uma releitura deste antigo Café Literário. “Atualmente adaptamos como Noite Literária ou Chá Literário. É um momento em que os alunos apresentam suas produções e as produções de grandes autores estudados no decorrer do Ensino Médio, através de músicas, poesias e teatro”.

Os alunos apresentaram canções, poemas e encenações falando sobre o amor.

Falando sobre o amor

Entre os grandes autores apresentados, os alunos falaram de Shakespeare.

Neste ano, os alunos realizaram uma apresentação que simulava a viagem através do tempo e das Eras literárias. Mostrando o amor nas diferentes épocas: desde a Idade Média, Trovadorismo, até a Literatura Contemporânea. A encenação relembrava grandes personagens, autores e a forma como o amor era sentido e vivido. “O programa envolveu várias histórias. Falou de Shakespeare, que eu amo. E achei legal a forma que eles colocaram futuro e passado para o entendimento do amor. Que é o que está faltando hoje. Acho que falar do amor é sempre importante”, elogiou o pai Eduardo Vieira, que veio assistir a programação e prestigiar sua filha.

Depois de demonstrar como era o amor em diferentes épocas e relatos literários, o programa foi concluído com o conceito bíblico do amor, relatado em I Coríntios 13. O capítulo fala que todas as coisas como riqueza, sabedoria ou inteligência, sem amor, de nada valem e que todas as coisas podem passar, porém o amor jamais se acaba.  E foi essa conclusão do programa que mais agradou a mãe de aluno, Aline de Melo: “O amor vai permanecer não importa o que aconteça. E isso me marcou demais, porque nós pudemos ver isso através de tudo que foi falado e apresentado”.

 

Preparo para o ENEM

Além de incentivar a cultura, a Noite Literária possibilita ao estudante trabalhar outras habilidades artísticas e se aprofundar em conteúdos do ensino médio. “A escola nos proporciona uma forma diferente de aprender um assunto que vai cair no vestibular, como literatura, história e todas essas matérias envolvidas. E eu gostei bastante de estar aqui participando da noite literária”, contou a aluna formanda, Beatriz Fiuza.

Veja mais