Notas Formatura

Estudante se forma em História aos 78 anos

No ano de 2018, aos 76, Francisco Pontes decidiu fazer uma faculdade, depois de ter começado pelo menos duas sem concluí-las. Após muitos seminários, pesquisas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e aulas À distância por conta da pandemia, ele celebrou, aos 78 anos, sua formatura com outros formandos da faculdade de Licenciatura em História […]

Texto: Giovanni Manzolli

Francisco Pontes, formando de História 2020.

No ano de 2018, aos 76, Francisco Pontes decidiu fazer uma faculdade, depois de ter começado pelo menos duas sem concluí-las. Após muitos seminários, pesquisas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e aulas À distância por conta da pandemia, ele celebrou, aos 78 anos, sua formatura com outros formandos da faculdade de Licenciatura em História do UNASP.

Em 1990 Maria Alcenira saiu de Teresina (PI), estimulada pelas boas notícias levadas por amigos. Aos 53 anos se formou em Pedagogia, também pelo UNASP campus Engenheiro Coelho, para auxiliar na educação de seu filho com necessidades especiais.

Os dois casos retratados são exemplos de que nunca é tarde para se reinventar. Tanto Maria quanto Francisco, conhecido como “Chico Bíblia”, falam em continuar com os estudos através de pós-graduações e outras possibilidades.

As cerimônias de Colação de Grau dos estudantes veteranos ocorreram nesta segunda-feira (14), na igreja do UNASP campus Engenheiro Coelho. Para a preservação da saúde dos formandos, dos convidados e demais participantes, o UNASP implementou as normas de distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscaras, conforme as recomendações da Organização Mundial de saúde (OMS). Ao final do evento cada formando recebeu uma pasta contendo um Certificado de Formatura.

Veja mais