Escola de Missão do UNASP forma 140 alunos no primeiro semestre

Acontece no Unasp

Escrito por

Hellen Piris | Edição: Theillyson Lima

Publicado em

23 jun 2021

A Escola de Missão do UNASP Engenheiro Coelho formou 140 alunos no primeiro semestre de 2021. A formatura aconteceu na Igreja UNASP na última sexta-feira (18) à noite e foi transmitida via YouTube, sendo um momento de grande celebração para os estudantes.

Formandos da Escola de Missão na Igreja do UNASP
50 alunos receberam as homenagens presencialmente no UNASP

Cerca de 50 alunos estavam presentes no local e 90 acompanharam de maneira remota. As aulas ocorreram durante todo o semestre via Zoom, respeitando o distanciamento social e garantindo todos os cuidados contra a Covid-19. O Núcleo de Missão do UNASP já enviou a 30 países quase 800 alunos para missões de curto e longo prazo, desde 2015.

Na celebração a igreja foi decorada com bandeiras dos países dos cinco continentes e os formandos receberam uma camiseta com a frase “My field is the world” (Meu campo é o mundo). Um grupo musical composto por alunos de diversos países liderou o louvor.

Logo após, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Espiritual do UNASP, Pr. Henrique Gonçalves, compartilhou alguns testemunhos de pessoas que foram impactadas pela Escola de Missão. A mensagem central foi proferida pelo coordenador do Núcleo de Missão, o Pr. Caio Conceição, que falou sobre a importância da missão e instou os novos formandos a dedicarem suas vidas ao serviço. 

A dinâmica da Escola de Missão 

As aulas da Escola de Missão foram realizadas durante o primeiro semestre e duraram quatro meses. O pastor Caio Conceição explica que nela, “os alunos aprenderam a lidar com as diferenças culturais e de que maneira o procedimento como missionários pode facilitar ou dificultar a comunicação em uma realidade transcultural”. Os professores são especialistas nas temáticas abordadas, contam com o conhecimento técnico e uma vasta experiência no campo missionário. 

O coordenador do Núcleo garante que, “a maior importância de realizarmos uma formatura de missionários é criarmos uma cultura de formação e envio de missionários dentro do campus”, e que além disso, “o objetivo também é mostrar para o mundo que o propósito principal do UNASP é a formação de missionários”.

Formanda da Escola de Missão recebendo certificado.
Alunos receberam certificados e uma camiseta

Uma das formandas, a estudante de tradutor e intérprete Rute Andrade, conta que sempre teve interesse em fazer missão, e por isso buscou o Núcleo para entender o processo de como se tornar um missionário. Ela explica que o aprendizado foi fundamental para o seu desenvolvimento como futura missionária, e que aprendeu lições valiosas que espera poder aplicar. “Me senti realizada, pois consegui dar um grande passo para o meu desejo de ser missionária. Fiquei muito feliz e também ansiosa”, ressalta.

Ela planeja fazer missão no primeiro semestre de 2022 e afirma que seu maior objetivo ao ser missionária é “falar de Jesus para outras pessoas que não O conhecem, servir o próximo e conhecer lugares e culturas diferentes”.

“Ser missionário é um privilégio para todo cristão”

O formando em Engenharia Civil, Caio Godoy, também compartilha o amor pelo trabalho missionário. Ele atua no setor do Núcleo de Missões há três anos e meio e já realizou cinco missões em diferentes países. Ele conta que antes mesmo de começar a atuar nesse setor tinha decidido ser um missionário, e a oportunidade de trabalhar com esse tema confirmou ainda mais a decisão. “Tenho a missão como algo essencial para a minha vida, por isso decidi trabalhar no núcleo”, afirma Godoy. 

Ele indica que aprendeu muito durante os últimos anos e pretende utilizar esses conhecimentos para ajudar outras pessoas. Além disso, Godoy acredita que ser “missionário é um privilégio para todo cristão”, e por esse motivo, deseja dedicar sua vida à missão. “Seja na cidade em que eu estiver ou nos confins da terra, quero ser missionário e servir quem precisar de mim”, assegura. 

Escola de Missão é uma forma de preparar missionários para a mundo.