Acontece no UNASP

Escola de Artes do UNASP promove primeiro recital presencial de 2021

Os alunos expuseram seus talentos no palco do auditório e trouxeram músicas clássicas e populares no piano, violino, violão e canto.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

A Escola de Artes do UNASP Engenheiro Coelho promoveu o primeiro recital presencial desde o início da pandemia de Covid-19. O evento aconteceu no auditório da faculdade e para preservar a saúde dos alunos, a equipe dividiu as apresentações de estudantes internos, que ocorreram na semana anterior, e de externos, realizadas nesta quarta-feira.

O recital presencial contou com apresentações de diversos instrumentos, além do canto.

O evento contou com cerca de trinta apresentações e a faixa etária dos alunos era diversa. Desde juvenis à alunos de idade mais avançada expuseram seus talentos no palco do auditório e trouxeram músicas clássicas e populares no piano, violino, violão e canto.

Ao ser questionado sobre a sensação de organizar um evento presencial depois de tanto tempo de restrição, o professor e coordenador da Escola de Artes, Douglas Carvalho diz que “é muito prazeroso, porque isso era um costume da Escola de Artes e é uma forma dos alunos se desenvolverem e mostrarem para a família e amigos o trabalho que vinha sendo realizado nas aulas”.

Para continuar o estímulo aos estudantes durante a pandemia, a equipe da escola promoveu quinze recitais online e o desenvolvimento de conteúdo para essa modalidade os rendeu alunos internacionais, portanto estes eventos a distância continuarão a acontecer paralelamente aos presenciais.

Relatos sobre o retorno

A aluna Thamires Rodrigues, de 15 anos, que apresentou músicas no piano e violino conta um pouco de como foi essa experiência de retorno às exibições presenciais: “Eu me sinto um pouco nervosa, porque antes, nas apresentações online, nós podíamos gravar quantas vezes quiséssemos antes de mandar, mas agora, ao vivo, dá um nervoso”, comenta.

Ana Júlia, de 14 anos, que apresentou no recital presencial uma música na voz e violão, também comentou como se sentiu com a oportunidade: “Depois de tanto tempo fazendo os recitais gravados, hoje eu me senti mais solta, mais feliz, é um dia muito especial”, declara.

A mãe de Ana Júlia, Patrícia, esclarece sua opinião sobre a importância de eventos desse tipo, “Eu acredito que é muito bom porque é um incentivo, tanto pra gente quanto pra eles, para continuarmos fazendo esse esforço para que eles aprendam cada dia mais”, expõe.

Para o coordenador, é muito bom ver os alunos tocando presencialmente, perceber a resposta da família, do público com os resultados do trabalho desempenhado. Além de que esse tipo de programação é fundamental para o marketing do trabalho realizado pela Escola de Artes.

Veja mais