Acontece no UNASP

Encontro Especial de Servidores incentiva profissionais do UNASP-SP

  Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, os servidores do UNASP campus São Paulo foram recepcionados com um café da manhã especial ao chegarem ao trabalho. Anualmente, o dia em que os professores universitários e da educação básica retornam para as suas atividades é dedicado a reuni-los junto aos demais servidores com o objetivo de unificar […]

Texto: Murilo Pereira

 

Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, os servidores do UNASP campus São Paulo foram recepcionados com um café da manhã especial ao chegarem ao trabalho. Anualmente, o dia em que os professores universitários e da educação básica retornam para as suas atividades é dedicado a reuni-los junto aos demais servidores com o objetivo de unificar todas as áreas do campus em um mesmo propósito, capacitar as equipes e planejar o ano de 2018.

 

O dia repleto de conteúdo e informação teve início com confraternização, música e culto, logo após o café da manhã. O momento conduzido pelo pastor Antônio Braga, diretor de desenvolvimento espiritual, apresentou o  Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual, PMDE, que em 2018 tem como título “Descubra o Novo” e a cada bimestre do período letivo trabalhará, nas aulas e nas atividades extracurriculares de todo o UNASP, conceitos e valores já presentes no cotidiano dos alunos, porém com abordagens inspiradas na Bíblia Sagrada.

Na sequência, foi ministrado whorkshop com 12 diferentes oficinas. Cada funcionário pode escolher um dentre os seguintes temas: liderança como arte de servir; as possibilidades do atendimento nota dez; Motivação 3.0 – os novos caminhos do entusiasmo; estilo de vida saudável; relacionamentos – a moeda do nova economia; organização de finanças pessoais; competências emocionais; crescimento – a lei da vida; prática de exercício e qualidade de vida; administração do tempo de forma produtiva; o aprendizado é para a vida toda e gerenciamento emocional.

Ainda na parte da manhã, o doutor Josmar Arrais ministrou uma conferência magna cujo o título “Conversas Cruciais e Excelência – Habilidades Cruciais para Melhores relacionamentos e resultados”, sintetiza a reflexão provocada na plateia que esteve atenta.

Sócio-Diretor da VitalSmarts Brasil, empresa do ramo de consultoria e treinamento corporativos, Arrais falou para um grupo do qual já fez parte. Em seu currículo, consta o período no qual ele foi professor no Colégio UNASP. Sua palestra com exemplos reais de situações adversas no ambiente profissional, produziu reflexão e diálogo entre todos os servidores presentes.

“Nem sempre a gente tem a consciência do privilégio que é fazer parte da família UNASP. Quando deixamos esse ambiente para fazer parte de outros ambientes, vemos o quanto acabamos deixando e as vezes até não valorizando. Nós temos um ambiente em que é possível aumentar a confiança, a segurança, o respeito e o diálogo, portanto é um ambiente que sempre me propiciou crescimento pessoal e crescimento acadêmico. É óbvio que existem, como em toda família, questões delicadas que precisam ser tratadas,  isso é natural no ser humano, mas apesar disso é um privilégio ser servidor nesta instituição”, afirmou.

Um fator para a solução de conflitos no ambiente de trabalho, geração de produtividade, crescimento e alcance de metas, segundo o palestrante, está em não perder de vista a missão da instituição e a missão individual de cada colaborador.  “Tudo começa com a revisitação do propósito da nossa existência, a nossa missão. O porque de abrimos as portas todos os dias. Não perder isso de foco, porque o dia a dia às vezes pode nos tirar do caminho de tomarmos decisões que vão contribuir para a missão e o propósito. Começar cada dia com a revisitação, nem que seja mental, do propósito da nossa existência é o que vai dar o diferencial de chegarmos até onde a nossa visão está nos levando, praticar os valores que nós escolhemos e que são necessários e dessa maneira sermos o diferencial entre um mundo educacional corrompido e ai cumprirmos realmente o propósito e missão que é realmente o de educar e preparar pessoas com base nos valores bíblico-cristãos para um mundo de excelência aqui e no porvir”, aconselhou Arrais.

O diretor geral do UNASP-SP, doutor Douglas Menslin, explica que o objetivo foi proporcionar conteúdo motivacional, porém com abordagem reflexiva e transformadora. “Pensamos em uma motivação de excelência, uma motivação por propósito. Porque precisamos fazer o nosso melhor. Foi uma palestra de reflexão e era isso o que queríamos. Que levasse o nosso docente e o nosso servidor a pensar na sua ação como tal, seja ele docente ou servidor”, explicou.

Após o almoço especial com cardápio árabe oferecido pela diretoria do campus, o período da tarde contou com a exposição dos projetos e atividades realizados em cada área do UNASP-SP em 2017. “Este momento foi planejado para que todos pudessem saber de tudo. Desde o que acontece em uma sala de aula da educação infantil até um projeto de mestrado no que depende de pesquisas, qualificação, publicação em revistas cientificas e assim por diante. Para que pudéssemos apresentar o UNASP-SP de uma maneira geral, nada melhor do que cada responsável por sua diretoria para falar sobre aquilo que tem realizado junto às suas equipes”, descreveu o diretor geral. 

O encontro especial de servidores de 2018 foi encerrado com a exibição de uma história inspiradora. Com o exemplo da jovem professora que encontrou na educação de crianças em sua própria comunidade ribeirinha no lago Titicaca, na Bolívia, a sua missão.

“O intuito era terminar trazendo esta história e refletirmos sobre missão e transformação de vidas. Certamente, tudo aquilo o que realizarmos, se fizermos com esse propósito, Deus irá nos acompanhar e nos abençoar”, concluiu o diretor.

 

Veja mais