Encontro Nacional de Músicos recebe maestro Zvonimir Hačko e Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil na abertura

Acontece no Unasp

Escrito por

Matheus Figueiredo / Assessoria Unasp EC

Publicado em

16 jan 2019

Crédito imagens

Fernando Gomes

 

A abertura do 25º Encontro de Músicos do Unasp em Engenheiro Coelho (SP) emocionou o público que acompanhou o maestro croata-americano Zvonimir Hačko regendo a Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil. No repertório os clássicos de Beethoven, Mendelssohn e Krähenbühll ganharam destaque. O evento reúne até o próximo sábado (19) referências da música nacional e internacional, além de concertos e palestras gratuitas ao púbico.

A expectativa para a primeira apresentação do maestro Zvonimir Hačko no estado de São Paulo era grande. Ele já esteve à frente das orquestras de Istambul, México, Haifa, Rússia, e várias dos Estados Unidos e atualmente trabalha com a Orquestra Sinfônica da Áustria. A psicóloga Maria Júlia de Americana (SP) acompanha a trajetória do maestro e ficou feliz em assistir Hačko bem perto da sua casa. “Assisti o maestro Zvonimir Hačko em Viena (Áustria) e não poderia faltar nesta apresentação aqui no Unasp. Fiquei super feliz com o grande concerto e essa orquestra muito afinada”, comentou.

Não foi diferente para o universitário Anderson Fernandez de Limeira (SP). “Uma noite emocionante com clássicos de Beethoven e Mendelssohn. Estou acompanhado a Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil pela primeira vez e fiquei impressionado com o desempenho”, destaca.

Passando férias em Artur Nogueira (SP), o baiano de Itabuna (BA), Janderson Alves ficou impressionado. “A orquestra foi extraordinária com esse repertório, principalmente de Mendelssohn, que fechou a noite com muita pompa”, classificou.

Repertório

Entre as peças estava o Concerto Triplo em Dó Maior de Ludwig Van Beethoven, composto no início do século 19 e considerada uma das principais obras do compositor alemão.  Os solistas Raiff Dantas Barreto (violoncelo), Márcio Cândido (Violino) e Richard Kogima (Piano) foram elogiados pelo público. “Os solistas do concerto triplo foram espetaculares. Uma obra encantadora que apresenta seu enorme grau de dificuldade. Eles estão de parabéns”, afirmou a coordenadora da graduação em Música do Unasp, Ellen Stencel.

É a segunda vez que a Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil fez um concerto. Ela é formada por 60 músicos de todos os estados brasileiros, com a direção artística do maestro Jetro Meira de Oliveira. “Esse é um projeto diferenciado que começou aqui no Unasp e hoje reúne músicos de todos os lugares do Brasil e alguns amigos que residem em outros países. São músicos que participam de grandes orquestras nacionais e isso facilita muito o resultado que alcançamos”, revela.

Encontro

O Encontro Nacional de Músicos do Unasp surgiu em 1995 e está entre os maiores do Brasil no segmento, reunindo maestros, músicos, instrumentistas e apreciadores do universo musical. Durante cinco dias, encontro oferece mais de 50 opções de atividades, incluindo cursos de arranjo e orquestração, canto contemporâneo, composição, computação musical, expressão rítmica musical, leitura de cifras ao piano, musicalização para bebês, percussão corporal, produção de eventos e prática instrumental.

Até o próximo sábado (19), o público pode apreciar gratuitamente concertos com o violonista Eduardo Lobo, pianista Rafael dos Santos, Guido Sant’Anna e Orquestra, Leonardo Gonçalves, Williams Costa Júnior, Zvonimir Hacko e Coral de Sinos.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA ABERTA AO PÚBLICO
QUARTA-FEIRA – 16 de janeiro
19h30 – Recital do violonista Eduardo Lobo e pianista Rafael dos Santos

QUINTA-FEIRA – 17 de janeiro
20h – Concerto: Guido Sant’Anna e Orquestra

SEXTA-FEIRA – 18 de janeiro
20h – Concerto com Leonardo Gonçalves, Williams Costa Jr, Zvonimir Hacko e Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil.

 SÁBADO – 19 de janeiro
09h – Concerto Coral de Sinos
15h30 – Palestra: Williams costa Jr – Música e Novas Tecnologias – Mídias Musicais
20 – Concerto de encerramento com maestro Zvonimir Hacko e Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil.