Cultura e Ciência

Encontro científico de Comunicação do Unasp completa onze anos de história

A cada edição são escolhidos os melhores trabalhos científicos em iniciação científica A 11ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica em Comunicação (Enaicom) encerrou nesta terça-feira (04).  O tradicional evento que incentiva a produção acadêmica contou com mais de mais dez trabalhos inscritos nas áreas de Jornalismo e Comunicação Social, envolvendo estudantes e professores […]

Texto: Jota Terres

A cada edição são escolhidos os melhores trabalhos científicos em iniciação científica

A 11ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica em Comunicação (Enaicom) encerrou nesta terça-feira (04).  O tradicional evento que incentiva a produção acadêmica contou com mais de mais dez trabalhos inscritos nas áreas de Jornalismo e Comunicação Social, envolvendo estudantes e professores em uma rica troca de conhecimentos. As atividades foram realizadas no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho entre os dias 3 e 4 de dezembro.

As estudantes de jornalismo Luciana Ferreira e Michele Fernandes estão no quarto ano de Jornalismo. As duas já são formadas em outra graduação. Luciana é formada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Michele é nutricionista pelo Unasp campus São Paulo. Mesmo assim, com um semestre de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as obrigações em seus setores de trabalho, as duas submeteram sua pesquisa no Enaicom 2018.

“Mais do que apenas incrementar nosso curriculum, nós fomos motivados a realizar este artigo para uma atividade da matéria de Economia Política da Comunicação. Ao pesquisar este assunto, o Brasil passava pela crise dos caminhoneiros. A situação nacional era de calamidade, e as fakes news começaram a se multiplicar aos milhares. Se aprofundar neste tema, além de instigante foi engrandecedor para as nossas pesquisas” conta Luciana.

O Dr. Tales Tomas se formou em Comunicação Social em 2008 no mesmo campus que atualmente ele leciona. Está há anos à frente do Enaicom. Dentro e fora das salas de aula, no seu grupo de pesquisa, o GECCOM, com seus orientandos de TCC, ele faz questão de estimular seus alunos para submeterem seus trabalhos em congressos e encontros científicos. “O Enaicom é um diferencial do Unasp. São poucas a universidades privadas que tem este esforço em promover pesquisa com seus alunos. Nosso encontro completa onze anos de história só demonstrando a força cientifica que nossos alunos desenvolvem nesta área” declara Dr. Tomaz.

Prêmio Enaicom

Ao fim das apresentações é tradição que sejam escolhidos os melhores trabalhos inscritos no Enaicom. Os melhores artigos foram premiados nas categorias de 1º 2º lugar. O primeiro lugar ficou o artigo “Divulgação Científica na tv: análise comparativa da linguagem científica nos programas infantis da TV Cultura” desenvolvido pelas alunas do segundo ano de jornalismo Raiane Lívia e Jeniffer Souza, em segundo lugar veio o trabalho “Mídias na educação: da utilização à prática” do aluno de Publicidade e propaganda Marcos Vieira. O trabalho “A utopia do American Dream: racismo, segregação e violência abordados em This is America”, desenvolvido pelas alunas do segundo ano de jornalismo Rafaela Vitorino e Léticia Bessa, ganhou uma menção honrosa pelo desenvolvimento da problemática abordada no trabalho.

Veja mais