Enaic premia estudantes e expõe centenas de trabalhos no campus São Paulo

Cultura e Ciência

Escrito por

Murilo Pereira

Publicado em

04 dez 2018

Crédito imagens

Herbert Ferreira e Juliane Paroschi

Chegou o mês de dezembro e com ele a oportunidade de expor o que os estudantes universitários do Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, desenvolveram e pesquisaram ao longo do último ano. Na manhã de domingo, 2 de dezembro, aconteceu o Encontro Anual de Iniciação Científica, o Enaic. Esse é o maior evento acadêmico do ano, pois conta com a participação de todos os cursos e abrange temáticas diversas e relevantes para o aprofundamento científico. No campus São Paulo, o Enaic deste ano envolveu mais de 300 trabalhos que incluíram projetos desenvolvidos em grupo ou individualmente.

A novidade dessa edição foi um novo e amplo local para a apresentação dos trabalhos expostos no formato de banners. No ginásio do Centro de Atividades e Práticas Esportivas, Cenape, palco de torneios e campeonatos esportivos entre os alunos, o sentimento de expectativa e entusiamo desta vez não estava em jogo de futsal ou basquete, mas por razão das premiações concedidas aos melhores trabalhos.

Para dezenas de estudantes, além da realização por compartilhar os resultados de horas de estudos e pesquisa com a comunidade acadêmica com colegas e professores, a recompensa também esteve nos prêmios recebidos. A comissão do Enaic avaliou e premiou 31 trabalhos. Os prêmios estiveram divididos nas modalidades poster e apresentação oral.

“O Enaic é um evento muito importante para a graduação. É uma oportunidade de divulgar os estudos realizados nos cursos e incentivar os estudantes a continuarem sua vida acadêmica na pesquisa, o que é importante tanto para o exercício da docência, quanto em outra profissão”, enfatizou a diretora de graduação, Silvia Quadros.

Em uma manhã que encerrou o ciclo universitário com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, TCC, de muitos alunos que está há poucos dias antes da almejada formatura, o Enaic marcou também a chegada de universitários que estão apenas no início da jornada no ensino superior. Como é o caso do estudante de Publicidade e Propaganda, Brian Vieira, para ele, a premiação junto ao seu grupo na modalidade poster, é um grande incentivo para que os próximos semestres da graduação sejam ainda mais produtivo no campo da pesquisa científica.

“Essa experiência foi legal demais. Acho que é uma experiência legal ver bastante gente passando pelo seu projeto exposto em um banner e você ver despertarem nela o interesse pelo tema da sua pesquisa”, afirmou o estudante que pesquisou sobre a relação do consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis com jovens entre 15 e 24 anos.

Cada vez mais estudantes do ensino médio do Colégio UNASP participam do Enaic. Para a diretora de pós, pesquisa e extensão do UNASP-SP, Maristela Martins, o evento é essencial para o incentivo a busca do conhecimento científico e o fortalecimento da cultura de pesquisa no campus. “O Enaic consegue agregar e unir todas as pesquisas que são desenvolvidas aqui na instituição em um único evento. Isso traz visibilidade e traz motivação para o aluno poder continuar a realizar as pesquisas com os professores. Porque eles percebem a oportunidade de mostrar a pesquisa que eles têm feito. Muitos trabalhos que estão aqui, posteriormente, serão publicados em revistas dentro e fora do UNASP. Mas aqui é o momento em que toda a pesquisa do UNASP campus São Paulo está reunida”, explicou a organizadora do encontro.

A pró-reitora de Pós-pesquisa e Extensão do UNASP, Tânia Kuntze, esteve presente e parabenizou o campus pela organização do evento e qualidade das pesquisas apresentadas. “O campus São Paulo está de parabéns pela organização, e pela iniciativa de ter trazido para um espaço que foi tão adequado para podermos ver os trabalhos. Foi uma inovação também incluírem o lançamento de livros durante o Enaic foi algo realmente interessante. E essa premiação tão intensa que valorizou os trabalhos e em todas as instancias”, destacou.

Durante o Enaic a docente do curso de Psicologia, Suely Franca, fez o lançamento do livro “Mulheres e Suas Histórias de Vida com a Dor Crônica”, pela editora Appris.

Outro lançamento foi do livro “A Missão na Literatura. A Redução Jesuítica na fonte de O Tempo e o Vento”, publicado pela Edições Manuscrito e de autoria do professor Francisco Ribeiro. O público do Enaic pode conversar com os autores e adquirir exemplares das obras.  

A premiação dos trabalhos vencedores, seja na modalidade banner ou na modalidade oral, foi em dinheiro. No valor de 200,00 para cada trabalho premiado. Ao todo, o Enaic premiou 31 projetos apresentados durante o encontro. “O Enaic é o primeiro espaço que o aluno tem dentro da academia para ele apresentar a sua produção fruto de uma pesquisa inicial de fato, mas que se vale de um referencial teórico de um método cientifico. Ele busca os dados e faz a análise desses dados. Então é a melhor forma que tem para incentivar e motivar o aluno para a sua área de pesquisa”, reiterou a pró-reitora.