Cultura e Ciência

ENAIC expõe 292 trabalhos científicos produzidos por estudantes do UNASP-SP

No último domingo, 3 de dezembro, aconteceu a décima nona edição do Encontro Nacional de Iniciação Científica, ENAIC, do Unasp campus São Paulo. Este é um dos principais eventos acadêmicos do centro universitário, pois é exatamente neste momento em que os estudantes podem apresentar para o público, colegas e professores aquilo no qual estudaram, pesquisaram […]

Texto: Murilo Pereira

Abertura do ENAIC com o diretor geral do campus, Douglas Menslin

No último domingo, 3 de dezembro, aconteceu a décima nona edição do Encontro Nacional de Iniciação Científica, ENAIC, do Unasp campus São Paulo. Este é um dos principais eventos acadêmicos do centro universitário, pois é exatamente neste momento em que os estudantes podem apresentar para o público, colegas e professores aquilo no qual estudaram, pesquisaram e trabalharam ao longo do ano.

Ao todo, somaram-se 292 trabalhos expostos nesta edição. Os projetos poderiam ser exibidos nas opções pôster ou apresentação oral. Somente na modalidade pôster foram apresentados os resultados de 182 trabalhos. Já na apresentação oral, foram 110 projetos de pesquisa, em sua maioria trabalho de conclusão de curso, o TCC.

Os trabalhos poderiam ser em grupos ou individuais como do de Élcida Azevedo, estudante de Fisioterapia

Apesar de grande parte desses trabalhos serem feitos por universitários, com o total de 233 estudantes de graduação, o ENAIC também apresentou 29 resultados de pesquisas realizadas por concluintes dos cursos de pós-graduação lato sensu. Além destes, os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio UNASP contribuíram para uma edição ainda mais diversificada do evento ao exporem 13 trabalhos.

Como de costume, projetos de Extensão Universitária também fizeram parte do ENAIC, desta vez com a exposição de 13 trabalhos. Pela primeira vez o encontro contou com a exposição de relatórios vindos dos projetos de voluntariado realizados este ano pelo programa Change Your World. Quatro deles foram apresentados neste domingo.

Erick Carvalho – Ciência da Computação. Um dos vencedores na categoria pôster

Os melhores trabalhos em cada curso e categoria segundo os avaliadores, foram premiados. Dentre os premiados estava o trabalho de conclusão de curso do estudante de Ciência da Computação, Erick Carvalho. Para o vencedor da categoria pôster, o reconhecimento o animou a continuar trabalhando em seu projeto.

“A proposta do meu trabalho é apresentar uma plataforma ideal (web) e uma metodologia mais eficiente (PWA) para o desenvolvimento de aplicações móveis. Isso pode poupar tempo, recursos e esforço no processo de desenvolvimento de um aplicativo, além de trazer uma experiência mais leve ao usuário. Se isso que eu apresentar for levado em consideração na hora do planejamento de um aplicativo, eu já me sinto realizado”, afirmou o aluno.

De igual forma, cada trabalho, pesquisa e projeto apresentado durante o último ENAIC demonstram o potencial para a pesquisa científica do estudante do UNASP-SP. São talentos e habilidades capazes de gerar prestação de serviço e benefícios para a comunidade.

Professora Maristela Martins, mostra o prêmio em dinheiro para os vencedores de cada categoria por curso

Para a diretora de pós, pesquisa e extensão do UNASP-SP, Maristela Martins, este encontro demonstrou o quanto tem despertado entre os alunos o interesse por pesquisa. Correspondendo assim ao investimento da instituição no financiamento de projetos, atribuição de horas para os docentes pesquisarem e bolsas de iniciação científica. “Com isso os Docentes têm pesquisado mais e envolvido mais os alunos”, afirmou.

“O ENAIC 2017 foi um marco nos eventos de Iniciação Científica do UNASP, pois nunca tivemos um número tão grande de trabalhos apresentados. Para 2018, esperamos ampliar ainda mais e abrir para participação de alunos de outras universidades”, concluiu a diretora.

 

Apresentação oral de Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, do curso de Administração.

Grupos de estudantes do ensino médio do Colégio UNASP participaram do ENAIC apresentando trabalhos na modalidade pôster

 

Veja mais